Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

terça-feira, 25 de junho de 2013

Curitiba - Estações destruídas por vândalos no Centro Cívico voltam a funcionar

24/06/2013 17:09:00

principal


As três estações tubo destruídas por vândalos na madrugada de sábado (22) foram reativadas a partir do meio da tarde desta segunda-feira (24). As estações Prefeitura (sentido Centro), Palácio Iguaçu e Comendador Fontana voltam a operar em caráter precário para minimizar o desconforto do usuário do transporte coletivo, que ficou sem locais de integração do transporte em todo o trecho entre o Palácio Iguaçu e o Círculo Militar.  
Com a reativação das estações também volta ao normal a operação dos ônibus, que estavam sendo desviados para fazer paradas em outros tubos. Passam nestas estações os ligeirinhos Inter 2 (anti-horário); Santa Cândida – Pinheirinho; Boqueirão-Centro Cívico (sentido Boqueirão); Aeroporto; e Fazendinha-Tamandaré. Enquanto as estações estiveram desativadas estes ônibus fizeram paradas bem mais distantes, como Círculo Militar e Terminal Guadalupe.
As equipes da Urbs trabalharam durante todo o fim de semana para agilizar o retorno da operação nestas estações, mesmo sem os vidros que precisam ser feitos sob medida, o que pode demorar em torno de duas semanas. Lonas impermeáveis cobrem os buracos deixados pelos vândalos. No interior do tubo, há fitas zebradas indicando o limite de segurança para o usuário. É importante que os usuários redobrem sua atenção, uma vez que os espaços cobertos pela lona estão sem vidros.
Para permitir a operação, foi necessário consertar os validadores de cartão transporte e as catracas, além de sinalização no piso para reduzir o risco de tropeços em desníveis provocados pelo vandalismo.
No total quatro estações foram danificadas, mas a estação Prefeitura sentido Centro Cívico não chegou a ser desativada, embora a operação também tenha sido mantida em caráter precário. O balanço da destruição mostra que foram quebrados 85 vidros grandes, 19 vidros de porta, que são um pouco menores e duas portas para acesso de deficientes, além dos danos a elevadores, catracas e validadores (equipamento em que o cidadão passa o cartão transporte para liberar a catraca).
A depredação das estações ficou registrada em imagens geradas pelas câmeras existentes nas estações. As imagens foram colocadas pela Prefeitura à disposição das polícias Federal, Militar e Civil, além de Ministério Público, ainda na madrugada do sábado.

Fonte: Prefeitura de Curitiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário