Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

domingo, 30 de junho de 2013

Jundiaí - Novo traçado do BRT é levado a Brasília

Publicado em 27 de junho de 2013 às 19:27

Dinei e Folgozi se reuniram nesta quinta-feira com a diretora do Ministério, Luiza Gomide


O Secretário de Transportes, Dinei Pasqualini, foi recebido em Brasília na manhã desta quinta-feira (27) pela diretora do departamento de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Luiza Gomide, para tratar de assuntos relacionados ao novo traçado do BRT em Jundiaí.
Durante a reunião, Pasqualini, acompanhado pelo diretor da pasta, Wilson Folgozi, explicou detalhes do projeto que já foi protocolado junto à Caixa Econômica Federal, que será a gestora de todo o processo.
“Apresentamos ao Ministério das Cidades os ajustes feitos no traçado. O próximo passo é validar junto à Caixa e dar andamento na execução do projeto”, explicou Pasqualini.
BRT – Bus Rapit Transit ou ônibus de linha rápida é um projeto que nasceu em Curitiba, no Paraná, nos anos 70, e que foi adotado por outras cidades do mundo com melhorias que acompanharam a evolução do transporte coletivo.
Trata-se de um corredor exclusivo com estações apropriadas que permitem o embarque e o desembarque com segurança e rapidez, já que o passageiro faz o pagamento da tarifa na própria estação e não no ônibus. Os corredores são segmentados e, em alguns trechos, permitem a ultrapassagem entres os ônibus, evitando paradas desnecessárias.
Para a implementação do projeto em Jundiaí, o prefeito Pedro Bigardi foi conhecer de perto o sistema adotado na cidade de Bogotá, na Colômbia, considerado um dos mais modernos do mundo. Projeto que serviu de base para o BRT do Rio de Janeiro, visitado pelo secretário Dinei Pasqualini.
Para a construção do BRT em Jundiaí o prefeito Pedro Bigardi já garantiu R$ 106 milhões junto ao governo federal. Quando concluído o projeto, o BRT estará integrado a outros modais, como ônibus e bicicletas, melhorando de forma ampla o sistema de transporte na cidade.
Assessoria de Imprensa
Fonte: Prefeitura de Jundiaí

Nenhum comentário:

Postar um comentário