Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

segunda-feira, 17 de junho de 2013

São Paulo - Faixa exclusiva na Marginal Tietê começa nesta segunda-feira

17/06/2013 12h33


Os 12,7 km de circulação exclusiva ampliam a velocidade das 30 linhas de ônibus. Estima-se que a medida beneficiará, em média, 211 mil passageiros diariamente
A Prefeitura de São Paulo iniciou nesta segunda-feira (17) a operação da faixa exclusiva de ônibus na Marginal Tietê, entre as pontes das Bandeiras e Aricanduva. De segunda a sexta-feira, a faixa funcionará das 6h às 9h, no sentido Centro (Rodovia Castello Branco), e das 17h às 20h, no sentido bairro (Rodovia Ayrton Senna). Os 12,7 km exclusivos têm como objetivo ampliar a velocidade das 30 linhas de ônibus municipais que circulam pelo trecho. Estima-se que a medida beneficiará, em média, 211 mil passageiros diariamente.

Na primeira semana de operação agentes de trânsito orientam os motoristas sobre o funcionamento da nova faixa, sem aplicação de multas. “Nós estamos em operação assistida, toda a área técnica está acompanhando, verificando a sinalização e o comportamento dos motoristas de ônibus e de veículos particulares”, explicou o secretário Jilmar Tatto (Transportes). Para sinalizar as mudanças, são utilizadas 236 placas de regulamentação e advertência e pintados 2.676 m² de sinalização horizontal.

O trecho de circulação exclusiva de ônibus foi implantado à direita da pista local da Marginal Tietê (nas avenidas Morvan Dias de Figueiredo e Condessa Elizabeth de Robiano). As demais faixas de rolamento da via estão liberadas para o tráfego geral. A ação de orientação está distribuída em sete diferentes pontos pela manhã e em seis pontos pela tarde.

A partir da próxima segunda-feira (24), terá início a fiscalização da exclusividade pela CET. Invadir a faixa é uma infração leve, com a perda de três pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além de multa de R$ 53,20.

Alterações no tráfego
A alça da Ponte das Bandeiras, no sentido Castello Branco para a avenida Santos Dumont, será operacionalizada exclusivamente para acesso dos ônibus no período das 6 horas da manhã ao meio dia. Nos demais horários, a alça estará aberta para o tráfego geral.

A faixa exclusiva terá início na altura da Rua Francisco Fanganiello (a cerca de 300 metros após a Ponte Aricanduva), sendo interrompida na proximidade com a Rua Carlos J. Michelon (perto da Ponte do Tatuapé) devido às entradas e saídas das pontes do Tatuapé e Jânio Quadros bem como à chegada da Rodovia Presidente Dutra. Esse trecho tem 2,3 km.

Mais adiante, a faixa é retomada por mais 2,7 km, reiniciando-se 200 metros antes da rua Carmine Gaeta (está 750 metros depois da Ponte Jânio Quadros) e prosseguindo até a Ponte Cruzeiro do Sul.

Operação Dá Licença Para o Ônibus
Os mais de 12 km de faixa exclusiva na Marginal Tietê vão se somar a outros 46,3 km inaugurados desde o início deste ano. No Programa de Metas 2013-2016, além da construção de 150 km de corredores, está prevista a implantação de 150 km de faixas exclusivas. 

Mais de 300 linhas de ônibus passam em dias úteis pelas pistas exclusivas de coletivos implantadas desde janeiro. A ativação faz parte da Operação Dá Licença Para o Ônibus, que tem como objetivo a redução dos tempos de viagens, com padrões de eficiência, conforto e segurança para os usuários do transporte público.

Fonte: Prefeitura de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário