Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

quinta-feira, 27 de junho de 2013

DF - Novos ônibus estreiam sistema de GPS

Quinta, 27 Junho 2013 15:55

Novos ônibus estreiam sistema de GPS




Frota que chega à Estrutural amanhã terá sistema de monitoramento e localização
BRASÍLIA (27/6/13) – A partir de amanhã (28), o transporte público do DF usará pela primeira vez a tecnologia de GPS (Sistema de Posicionamento Global, em tradução livre), que servirá para informar tanto o horário certo, como a localização dos ônibus.

"Isso é um instrumento importante para o governo, que é o órgão gestor e fiscalizador, e importante para as operadoras também, que terão ônibus na rua, 24 horas, acompanhando a operação e fazendo aquilo que for necessário para ajustar", explicou o diretor-técnico do DFTrans, Lúcio Lima.

Os primeiros 39 novos ônibus que terão a tecnologia operarão na Estrutural –os coletivos são da Expresso São José, que atenderá também Brazlândia, Ceilândia, Taguatinga, Vicente Pires e SIA a partir do próximo mês.

FISCALIZAÇÃO - O GPS possui um sistema mais conhecido como "carrossel", que permite fiscalizar se a saída de um ônibus do terminal rodoviário ocorre como o previsto – o que permite ao usuário saber exatamente qual a frequência do coletivo.

Se a previsão na linha é soltar um ônibus de 30 em 30 minutos, por exemplo, o sistema garantirá que essa frequência continue.

O novo mecanismo também dará segurança a quem está no controle na sala de monitoramento para explicar ao motorista se ele deve ir mais devagar ou acelerar para cumprir o itinerário previsto, por exemplo, e enviar um novo veículo no caso de o ônibus quebrar.

"Além de monitorar cada ônibus, o GPS permite fiscalizar. Se a empresa mudar de rota, ela será multada, já que o fiscal é o GPS, que vai dizer se saiu da rota ou então deixou de fazer uma viagem", disse Lúcio Lima.

A Expresso São José é a primeira das empresas a entregar os veículos para renovação da frota e, em até 120 dias, colocará na rua 576 ônibus previstos na licitação.

Fonte: Agência Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário