Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

terça-feira, 18 de junho de 2013

Praia Grande - Prefeito demonstra preocupação com transporte público intermunicipal

Notícia do dia 17/6/2013
Por Paola Vieira

Em reunião com EMTU, Mourão questionou direção da empresa sobre impactos para o Município e usuários do transporte coletivo
 
 
MARCELO GUEDES
Prefeito quer benefícios para usuários de ônibus
Em reunião com a direção da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU), o prefeito Alberto Mourão manifestou preocupação quanto à operação do Sistema Integrado Metropolitano (SIM) e os impactos da implantação parcial do projeto Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) para Praia Grande. O SIM e o projeto VLT foram os temas principais da reunião mantida pelo prefeito, em seu gabinete, com o diretor presidente da EMTU, Joaquim Lopes, representantes da Secretaria de Transportes e técnicos da empresa, na manhã de sexta-feira (14). A maior preocupação do prefeito é quanto aos impactos do novo sistema para a população praia-grandense e da região sul do litoral (Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe).

O VLT está sendo implantado pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos por meio da EMTU/SP. De acordo com estudo elaborado pela EMTU, os trechos 1 e 2, denominado trecho prioritário, corresponde a trajeto entre Terminal dos Barreiros ao Porto de Santos e Conselheiro Nébias ao Valongo.

Segundo o diretor da EMTU, o vencedor da licitação tem o prazo de cinco anos, a partir da assinatura de contrato prevista para abril de 2014, para a expansão do Terminal dos Barreiros até o Terminal Samaritá, em São Vicente. Ele explicou que Praia Grande seria contemplada de acordo com o cronograma de Parceria Publico Privada “se houver viabilidade financeira”, estendendo-se o projeto até o Terminal Tatico.

“Sabendo da importância de Praia Grande, surgiu a necessidade de ampliar o projeto. O objetivo é de melhorar a qualidade do transporte, com redução no tempo de viagem, mantendo a política tarifária atual. Em maio de 2014 estará funcionando o trecho São Vicente/Santos em caráter experimental”, explicou o diretor da EMTU.

Na ocasião ainda foram apresentadas informações do estudo de Origem e Destino elaborado pela EMTU que aponta que Praia Grande realiza mais de 263 mil viagens diárias por meio de transporte coletivo, sendo deste total 209 mil dentro do Município, 25 mil para Santos, 17 mil para São Vicente e mais de 5 mil para Cubatão.

Preocupação - Ciente do grande volume de passageiros e do constante crescimento populacional de Praia Grande, que hoje chega a mais de 300 mil habitantes, o prefeito Alberto Mourão questionou a eficiência do VLT, quanto a operação do sistema. Ele demonstrou preocupação com o prazo de implantação no Município, impacto no transporte público e também no ônus que poderá oferecer à população da região sul da Baixada Santista, incluindo Praia Grande, no que diz respeito, principalmente, aos valores da tarifa e sistema de baldeação.

“É preciso saber como vai operar o transporte de Praia Grande para Santos nos próximos cinco anos. Tenho que fazer planejamento do Município. Quando o sistema estiver operando, Praia Grande estará com a população equivalente a Santos e, junto com o Litoral Sul, correspondemos a 1/3 da população da Baixada Santista. De qualquer maneira, são cinco anos (até 2019) que o usuário terá que conviver com sistema intermunicipal de ônibus”, disse Mourão, ressaltando que todas as linhas em funcionamento hoje são importantes para os usuários.

Mourão sugeriu ainda a realização de estudo funcional para implantação de ônibus biarticulado (BRT - Bus Rapid Transit) com faixa exclusiva de circulação, que atenda a região sul, passando por Praia Grande para melhorar o acesso ao VLT. Nova reunião deve ocorrer em julho, atendendo ao pedido do prefeito que quer detalhes do planejamento operacional.

Fonte: Prefeitura de Praia Grande 

Nenhum comentário:

Postar um comentário