Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Mercedes-Benz amplia a oferta de ônibus urbanos e lança chassi com suspensão pneumática


imagens


  • Chassis da família OF passam a ser oferecidos também com suspensão a ar, ampliando as opções de escolha para as empresas que atuam no transporte urbano e fretamento
  • Lançamento desses novos ônibus, além do modelo OH 1621 L com tecnologia BlueTec 5 são destaques da marca na Transpúblico 2013
  • Mercedes-Benz oferece a mais completa linha de veículos para todos os segmentos do transporte urbano, desde a van Sprinter para 15 pessoas até o superarticulado O 500 para mais de 200 passageiros
  • Empresa disponibiliza 16 ônibus urbanos e rodoviários para demonstração em todo o País

Os lançamentos dos chassis OF 1721L/59 e OF 1724L/59 com suspensão totalmente pneumática são os principais destaques da Mercedes-Benz na Transpúblico 2013, feira de produtos e serviços para o transporte coletivo urbano. Este evento acontece simultaneamente ao Seminário Nacional da NTU – Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos. Ambos serão realizados, entre 3 e 5 de julho, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.
“A suspensão a ar, que oferece níveis ainda mais elevados de conforto para os passageiros e de dirigibilidade para o motorista, também passa a ser disponível para os veículos OF com motor frontal”, afirma Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing de Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Ampliamos assim as opções de escolha para os clientes, que continuam contando com a versão de suspensão metálica, podendo solicitar a que melhor se enquadre às características de sua operação de transporte e das vias onde os ônibus irão circular”.
De acordo com o executivo, a disponibilização de suspensão pneumática integral para o OF 1721 e para o OF 1724 – oferecida também no chassi OH 1621L/52 com motor traseiro – atende à demanda de clientes que buscam oferecer um serviço cada vez melhor para os usuários do transporte coletivo urbano. “Esse tipo de veículo tem sido cada vez mais requisitado para sistemas integrados de transporte, especialmente nas cidades que vêm implantando soluções de mobilidade urbana, como, por exemplo, o BRT (Bus Rapid Transit)”.
Novas soluções para transporte urbano e fretamento
Além de atender ao transporte urbano de passageiros, em linhas troncais dos sistemas integrados, os novos chassis OF 1721L/59 e OF 1724L/59, bem como o OH 1621 L/52, também são indicados para fretamento contínuo, como o transporte de funcionários, e fretamento eventual, caso de grupos de turistas, além de transporte rodoviário de curtas distâncias. Neste caso, os veículos recebem carroçarias com características de ônibus rodoviários, proporcionando mais conforto e bem-estar a bordo.
Na Transpúblico, a Mercedes-Benz irá expor o OF 1724L/59, ou seja, modelo com suspensão pneumática e o OF 1721 com suspensão metálica. “Demonstraremos assim as características das duas versões, apresentando aos clientes as qualidades e vantagens de cada uma delas”, afirma Curt Axthelm, gerente de Marketing de Produto Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.
“Nesse importante evento, também estarão em evidência diversos outros expoentes da mais completa linha de veículos do País para transporte urbano”, informa Curt. “O diversificado portfólio da marca inclui desde micro-ônibus para transporte de 19 pessoas até o superarticulado O 500 para mais de 200 passageiros. Com isso, atendemos a todas as demandas do transporte urbano, rodoviário, fretamento, turismo e escolar. Muitos desses ônibus estarão expostos na Transpúblico, entre eles o chassi OH 1621 L, o HíbridoBR e o OF 1519 R do programa Caminho da Escola”.
Suspensão pneumática assegura conforto e rápida manutenção
A suspensão pneumática dos chassis OF é formada por bolsões de ar (2 na dianteira e 4 na traseira) e batentes auxiliares, válvulas niveladoras de altura (1 na dianteira e 2 na traseira), amortecedores telescópicos de dupla ação e barras estabilizadoras. Esse conjunto propicia um elevado padrão de conforto para os passageiros, com diminuição das trepidações e reduzido nível de ruído interno.
Por sua vez, o motorista desfruta de maior comodidade na condução do veículo, com reflexos positivos na dirigibilidade e na produtividade do dia a dia do transporte de passageiros.
O frotista também tem muitos ganhos a somar, especialmente a agilidade e facilidade de manutenção da suspensão pneumática, que reduz os custos operacionais. Dessa forma, o ônibus fica menos tempo parado para eventuais reparos, voltando rapidamente ao trabalho para cumprir horários e atender aos usuários, condições essenciais no transporte coletivo urbano.
Outra grande vantagem para as empresas é que a suspensão pneumática dos ônibus Mercedes-Benz já é bem conhecida pelos profissionais de manutenção e oficina atuantes no mercado, uma vez que equipa todos os modelos urbanos e rodoviários da linha O 500.
OF 1724 também permite o uso de retarder e ar condicionado
O chassi OF 1724 L/59 traz mais novidades para o mercado. Graças à elevada potência e torque de seu motor OM 926 LA de 6 cilindros, ele permite a montagem de ar condicionado, ampliando o conforto e bem-estar no interior dos ônibus e, consequentemente, a satisfação dos usuários.
O novo OF 1724 também pode ser equipado com retarder eletromagnético Telma. Além do aumento significativo na segurança do veículo e dos ocupantes, esse componente propicia economia de pneus e de guarnição dos freios. Conjugada ao pedal de freio, a operação do retarder é extremamente simples, facilitando a utilização pelo motorista.
OH 1621 L é destaque pela variedade de aplicação
O chassi OH 1621L, com motor traseiro e suspensão totalmente pneumática, incorpora todas as vantagens da tecnologia Mercedes-Benz. É um veículo robusto e de alta durabilidade, próprio para as mais severas condições de trabalho. É ideal para operação em linhas periféricas, alimentadoras, distribuidoras e nos percursos interbairros e bairro-centro. Além disso, também é utilizado na aplicação rodoviária de curtas distâncias e no fretamento.
O OH 1621L está dimensionado para suportar 16 toneladas de peso bruto total – PBT e receber carroçarias até 11,8 metros de comprimento, com alta qualidade e baixo custo operacional, atendendo a todas as expectativas dos frotistas.
Graças à tecnología BlueTec 5, o motor OM 924 LA de 208 cv de potência atende plenamente à legislação Proconve P-7 (Euro 5), assegurando baixo índice de emissões, reduzido consumo de combustível e maiores intervalos de manutenção. Com isso, garante também a rentabilidade para o frotista.
Exclusiva tecnologia BlueTec 5 assegura menor custo operacional
A linha de ônibus Mercedes-Benz se destaca no mercado pela exclusiva e avançada tecnologia BlueTec 5. Além de reduzir as emissões de poluentes, atendendo aos rigorosos limites do PROCONVE P-7 (Euro 5), o BlueTec 5 proporciona menor custo operacional, com redução no consumo de combustível e maiores intervalos de manutenção e de troca de óleo. Oferece ainda excelente desempenho, eficácia e confiabilidade.
Os ônibus Mercedes-Benz podem ser abastecidos com diesel de cana e biodiesel, soluções em uso em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro. Os ganhos ambientais proporcionados pela utilização desses combustíveis alternativos são potencializados ainda mais pelos motores com tecnologia BlueTec 5. Dessa forma, a Empresa dá importante contribuição à mobilidade sustentável. Além disso, oferece aos clientes, operadores e gestores de transporte a possibilidade inigualável de escolha entre diferentes combustíveis. Tudo isso sem realizar alterações no motor. Ou seja, os motores Mercedes-Benz são multicombustíveis.
Van Sprinter amplia a vasta oferta Mercedes-Benz para o transporte de passageiros
Além da mais completa linha de ônibus disponível no mercado brasileiro, a Mercedes-Benz também oferece a seus clientes as vans Sprinter, do segmento de veículos comerciais leves. Elas ampliam e complementam as soluções oferecidas pela marca para o transporte de passageiros, sendo indicadas para a aplicação urbana, bem como para fretamento, escolar, executivo e turismo de luxo.
Referência de mercado em qualidade, agilidade, tecnologia, conforto, segurança e excelente custo operacional, o Sprinter é reconhecido ainda pela eficiência e alta produtividade, assegurando rentabilidade operacional para os clientes.
Além da tradicional van Sprinter 15+1 luxo e standard (15 assentos para passageiros e mais o assento do motorista), as inéditas e exclusivas opções 17+1 e 20+1 (a maior van de passageiros do País) aumentam as possibilidades para os clientes transportarem mais pessoas por viagem, otimizando a rentabilidade dos seus negócios.
Mercedes-Benz disponibiliza ônibus para demonstração em todo País
A fim de demonstrar aos clientes a ampla abrangência e diversidade de sua linha de ônibus, a Mercedes-Benz criou uma frota de demonstração, que, inicialmente, conta com 16 modelos: três rodoviários (O 500 R, RS e RSD), o articulado O 500 MA, os superarticulados O 500 MDA e UDA “low entry”, chassis OF 1519, dois OF 1721, dois OF 1724 e dois modelos para fretamento (OF 1724 com suspensão metálica e O 500 M).
Essa frota está equipada com diversos tipos de carroçarias dos principais fabricantes do mercado. Além disso, a Mercedes-Benz disponibiliza uma equipe profissional dedicada para essas demonstrações. Tudo isso otimiza a experiência e garante aos clientes conhecer verdadeiramente os produtos em real situação de uso. Os interessados devem solicitar a demonstração junto aos concessionários. Os veículos poderão ser utilizados numa operação regular das empresas de transporte, permitindo total avaliação de suas características, vantagens e benefícios em termos de desempenho, conforto e segurança.
Publicado em 25 de junho de 2013

Fonte: Mercedes Benz

Nenhum comentário:

Postar um comentário