Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Curitiba - Urbs abre visitas para a Central de Controle Operacional

10/06/2013 14:22:00

principal


A Urbs inicia nesta terça-feira (11) um programa de visitas da comunidade ao Centro de Controle Operacional (CCO) pelo qual operadores e fiscais acompanham em tempo real o que acontece no trânsito, nos ônibus, terminais, estações tubo da cidade.
Os convites estão sendo encaminhados pela Urbs a 200 pessoas que deixaram telefone ou e-mail quando visitaram, em março, a réplica do Centro Operacional, montada na Rua XV em comemoração aos 320 anos de Curitiba.  No total, mais de 20 mil pessoas visitaram a Estação 320, instalada com equipamentos do CCO na Rua XV.
As visitas serão feitas em pequenos grupos para permitir melhor aproveitamento aos visitantes sem comprometer o trabalho dos operadores. Para esta semana estão agendadas as visitas de quatro pessoas nesta terça-feira (11) às 14h30 e outro grupo, de cinco pessoas, para a quarta-feira (12) às 10 horas. Novos grupos serão formados nas próximas semanas para atender as quase 40 pessoas que já confirmaram seu interesse em visitar o CCO.
Os visitantes do CCO poderão observar o acompanhamento feito por operadores e fiscais do transporte da operação dos ônibus nos terminais e estações tubo. Só neste ano cerca de 400 câmeras foram instaladas e funcionam interligadas ao CCO, permitindo o monitoramento de estações tubo e terminais. Até o fim do ano serão 622 câmeras de operação do transporte.
Outro importante ponto no CCO é o acompanhamento, em tempo real, dos ônibus do transporte coletivo. Equipados com computadores de bordo, GPS e dispositivos na parte elétrica, os ônibus são acompanhados pelos operadores que têm condições de saber, a qualquer momento, a velocidade desenvolvida, se o ônibus está atrasado ou adiantado, se saiu da rota, se parou no ponto ou fora do ponto e em quanto tempo vai chegar até a próxima parada.
Os motoristas dos ônibus podem se comunicar em tempo real com o CCO, avisando, por exemplo, quando há problemas mecânicos ou impedimentos na pista. O CCO também tem condições de dar avisos, que são imediatamente recebidos pelo motorista. É o que acontece, por exemplo, quando é preciso adequar horário ou avisar o motorista que há um acidente ou obras à frente, indicando a necessidade de sair do trajeto original e comunicando o desvio a ser feito.
Todas as informações relativas aos ônibus são acompanhadas também, em tempo real, em centrais nas empresas de transporte, o que agiliza as intervenções necessárias. Antes da instalação do CCO, quando um ônibus tinha problemas, o motorista precisava comunicar à fiscalização, que entrava em contato com a empresa, que só então enviaria um ônibus para substituir o veículo avariado, por exemplo. Agora, a decisão de substituir um ônibus é imediata, reduzindo o tempo de espera de motoristas e passageiros.
Pelo controle operacional, todas as informações geradas em tempo real passam a compor um relatório, que é uma importante ferramenta de gerenciamento, operação e planejamento, tanto do trânsito quanto do transporte.

Fonte: Prefeitura de Curitiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário