Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

domingo, 2 de dezembro de 2012

Porto Alegre - Linha da Pequena Empresa terá semana da Arena


01/12/2012 08:09:03

Foto: Francielle Caetano/PMPA
Serviço gratuito funcionará das 9h às 17h, no DC Navegantes
Serviço gratuito funcionará das 9h às 17h, no DC Navegantes

A construção da Arena do Grêmio, no bairro Humaitá, já movimenta a economia da região. Enquanto empresários e moradores da Zona Norte acreditam que o empreendimento vai atrair investimentos para o bairro, os números da Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic) confirmam essa tendência. Este ano foram emitidos 99 alvarás para novos estabelecimentos no Humaitá. Em 2011 foram 75 novas licenças e 51 em 2010.

A revitalização do bairro com os empreendimentos residenciais e comerciais em fase de projeto vai gerar novas oportunidades de negócios na região do Humaitá e no entorno. Por isso a Linha da Pequena Empresa vai estar na região do 4º Distrito durante toda a semana da inauguração da Arena do Grêmio, de 3 a 7 de dezembro. O atendimento gratuito será feito no estacionamento do Shopping DC Navegantes, das 9 às 17 horas. No ônibus adaptado pela Carris, os empreendedores individuais e pequenos empresários podem formalizar seus negócios, obter informações sobre alvarás e buscar capacitação em gestão empresarial. O projeto é uma parceria entre a Smic e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RS).

Microcrédito Orientado – Outra serviço disponível na Linha da Pequena Empresa é o Microcrédito Orientado da Smic em parceria com o Programa Gaúcho de Microcrédito. O sistema funciona com empréstimos de pequenas quantias – de R$ 300 a R$ 15 mil – para empreendedores individuais, microempresários e produtores rurais, com uma taxa de juros diferenciada de 0,64% ao mês. Esses valores podem ser utilizados para capital de giro, compra de materiais e investimentos. Agentes financeiros fazem a triagem, análise e orientação dos interessados. Se aprovados, os valores são liberados pelo Banrisul, na agência mais próxima do solicitante. Cada tomador pode realizar até duas operações por ano. Para fazer o pré-cadastro basta ir até a Linha da Pequena Empresa com documento de identidade e comprovante de residência.


Texto de: Melina Fernandes
Edição de: Paulo Tomás Velho Cardone

Fonte: Portal PMPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário