Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

domingo, 9 de dezembro de 2012

Locação pública de bicicletas supera 3.400 viagens







O sistema de bicicleta pública - Bike Santos - contabiliza 4.045 viagens entre o último dia 29, quando começou a funcionar, até quinta-feira (6), segundo balanço da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). A marca representa a média diária de 505 locações. Considerando-se apenas dezembro, o cálculo sobe para 586, com 3.518 viagens nos seis dias do mês.

Até o dia 6, 6.840 pessoas se cadastraram no site do sistema (www.movesamba.com.br/bikesantos), 2.741 das quais habilitaram o passe para uso das bicicletas ao longo das estações instaladas desde o final do novembro.

Os números do Bike Santos demonstram evolução no número diário de viagens. Na terça-feira, pela primeira vez o sistema anotou 661 registros. As estações onde foram retiradas mais bikes foram as seguintes: canal 3 (520), Aquário (487) e emissário submarino (430).

No momento, o sistema oferece 10 bicicletas em cada uma das 14 estações. A av. Ana Costa receberá uma estação com o término das obras de reurbanização no trecho entre a praia e a praça da Independência, fechando a primeira fase do projeto. Até o final de janeiro, outras 15 estações, com mais 150 bikes, serão entregues na segunda etapa de implantação do sistema.

Até o final do ano, a CET prevê outras seis estações: praça Nossa Senhora da Aparecida, praça Fernando Prestes (diante da rua Rodrigo Silva), rua Alfaia Rodrigues x rua Benjamin Constant, rua Barão de Paranapiacaba x av. Conselheiro Nébias, canal 2 (próximo à rua Carvalho de Mendonça) e rua Júlio Conceição x av. Conselheiro Nébias.

O Bike Santos consiste em compartilhar a utilização de bicicletas sem qualquer custo, desde que o usuário esteja previamente cadastrado no site. No ato da adesão, deve autorizar o débito de R$ 10,00 no cartão de crédito a título de caução.

A utilização da bike é gratuita pelo tempo máximo contínuo de 30 minutos e pode ser devolvida em qualquer estação. Após 15 minutos, o usuário pode novamente retirar outra bicicleta. 

O PROJETO

O projeto de empréstimo de bicicletas, denominado ‘Bike Santos’, começou a funcionar na quinta-feira (29). Cerca de 150 bicicletas serão oferecidas para uso comunitário nas 15 estações espalhadas em várias regiões da cidade.

O projeto consiste em compartilhar o uso de bicicletas de forma gratuita, desde que o usuário esteja previamente cadastrado por meio de um site. A operação do sistema será diária, das 6h às 22h, para retirada da bicicleta, e até as 24h, para devolução.

A utilização da bike será permitida pelo tempo máximo contínuo de 30 minutos e sua devolução poderá ser feita em qualquer uma das estações. Após 15 minutos, o usuário poderá novamente retirar outra bicicleta, seguindo as mesmas normas. Não haverá custos para a prefeitura e CET, assim como para os usuários que respeitarem as regras.

Fotos: Marcelo Martins, TV Globo e Melhor de Santos
Atualizado em 07/12/2012, às 17:06 

Nenhum comentário:

Postar um comentário