Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

TransOeste: entra em operação primeiro BRT do Rio de Janeiro

Entra em operação primeiro BRT do Rio de Janeiro

Pouco mais de um ano e seis meses depois do início das obras, a primeira fase do corredor BRT TransOeste foi inaugurada, no dia 6 de junho. O corredor, que tem 56 quilômetros de extensão em sua totalidade e previsão de transporte de até 120 mil passageiros por dia, com ônibus articulados, já batizados de Ligeirões, liga a Barra da Tijuca, na cidade do Rio de Janeiro, aos bairros de Santa Cruz e Campo Grande e é o primeiro dos grandes projetos de mobilidade do país a ser inaugurado.
A solenidade de inauguração contou com a presença de autoridades, empresários e da população local. Entre os participantes, o governador do Estado do Rio de Janeiro, Sergio Cabral, o prefeito da capital, Eduardo Paes, além do ex-presidente da república, Luís Inácio Lula da Silva, e do presidente executivo da Fetranspor e do Rio Ônibus, Lélis Teixeira. Em clima festivo, o prefeito disse que a inauguração do corredor é um marco para a região, pois vai promover a inserção da população residente nos bairros de Campo Grande e Santa Cruz na Barra. “Dessa maneira acabamos com a exclusão e damos mais dignidade para aqueles que hoje levam 2 horas para ir até a Barra. É uma nova era do transporte para a região”.

Lula esteve lá


O governador Sergio Cabral afirmou que a inauguração da TransOeste é mais um passo no processo de transformação que o Estado vem passando ao longo dos últimos anos. Ele lembrou que a zona oeste não poderia ficar fora desse processo e recebeu um projeto que muda a vida dos moradores da região. “Com o Rio pacificado com as UPP´s e interligado com os BRT´s a cidade será ainda mais atraente, tanto para visitantes quanto para moradores”.
Com frases de efeito que arrancaram sorrisos dos participantes da solenidade, o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva que o corredor TransOeste chega para promover um transporte de qualidade para a classe menos favorecida. “Agora vocês poderão desfrutar das belezas da Barra da Tijuca e não somente ir até lá para trabalhar”, sentenciou.

Linhas troncais e alimentadoras



Após a fase inicial de testes operacionais, desde o dia 23 de junho o sistema passou a funcionar em 26 estações e 2 terminais e dessa maneira irá ampliando o número de paradas até a complementação prevista para o mês de agosto, quando o bairro de Campo Grande será comtemplado com o sistema.
Nessa primeira fase, três linhas alimentadoras estarão ligadas à TransOeste. No Total serão 21 linhas alimentadoras com objetivo de promover o acesso dos passageiros até as estações. Ainda haverá integração com os trens da supervia e em alguns trechos o usuário do sistema poderá utilizar até três modais pagando a tarifa máxima de R$ 4,95, desde que utilize o bilhete único. As empresas operadoras das linhas troncais do BRT TransOeste são a Auto Viação Jabour e a Expresso Pégaso, integrantes do Consórcio Santa Cruz.

Fonte: http://www.rioonibus.com/2012/07/05/transoeste-entra-em-operacao-primeiro-brt-do-rio-de-janeiro/

Nenhum comentário:

Postar um comentário