Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Transporte coletivo terá integração total dentro de São José dos Pinhais

09/08/2012 - 17:00


Foto: Sergio Sabino - Cartão VEM agiliza o tempo de embarque e 
proporciona mais segurança aos usuários


A licitação do transporte coletivo que está sendo realizada em São José dos Pinhais possibilitará ao morador pagar apenas uma tarifa para andar dentro da cidade. Para isso, será ainda mais importante a utilização do Vale Eletrônico Municipal (VEM). Todos os seis tipos de cartões utilizados hoje no município serão aceitos para fazer a integração: VEM tradicional, VEM Cidadão, Sênior, Vale Transporte, Estudante e Passe das Artes.
De acordo com o secretário de Transportes e Trânsito, Giovani de Souza, o sistema de integração temporal permite ao usuário trocar de ônibus sem pagar uma nova passagem, dentro de um determinado período de tempo, nos terminais de integração ou fora deles. Para tanto, será necessário possuir o cartão transporte. O sistema já existe atualmente, mas quem tem o cartão paga metade da tarifa-base na segunda passagem, que deve ser usada até uma hora depois do primeiro embarque.
Quem usa o sistema de bilhetagem eletrônica também tem mais segurança. Em caso de perda ou roubo o usuário pode bloquear o cartão e recuperar seus créditos. O cartão não tem validade, ou seja, mesmo que o usuário use apenas de vez em quando não perderá os valores já creditados. A quantidade de créditos carregada também fica a critério do usuário, sendo possível carregar a partir de apenas uma passagem. A redução da quantidade de dinheiro que circula nos ônibus também diminui o risco de assaltos.
O cartão VEM também agiliza o tempo de embarque, uma vez que os passageiros não precisam aguardar pelo troco. O tempo de embarque com cartão é de aproximadamente 7 segundos contra 17 segundos com a utilização de dinheiro. "O cartão também traz maior confiabilidade ao sistema, uma vez que é possível saber exatamente o número de pessoas que embarcam", detalha o secretário de Urbanismo, Luiz Scarpin.
Cartão VEM - Qualquer pessoa pode fazer o cartão VEM. A primeira via é gratuita e pode ser solicitada na Central do Vale Eletrônico Municipal, localizada na Rua Marcelino Nogueira, 278, no Centro; no Terminal Central e também no Ponto de Integração de ônibus do bairro São Marcos. Para fazer o cartão VEM basta o usuário levar os documentos pessoais (CPF e RG) e um comprovante de residência.

Fonte: Prefeitura de São José dos Pinhais
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário