Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Fortaleza - Prefeitura implanta Serviço Rápido de Ônibus na Av. Bezerra de Menezes

10/08/2012


Foto: Thiago Gaspar

Inicialmente, a partir do dia 13 de agosto, mais de 200 mil pessoas 
serão beneficiadas com a medida.

Na tarde desta sexta-feira (10), a Prefeitura de Fortaleza realizou coletiva de imprensa sobre o funcionamento do Serviço Rápido de Ônibus de Fortaleza (BRS-FOR), que será implantado na Av. Bezerra de Menezes. O evento aconteceu no Paço Municipal (Centro), com a presença da Prefeita Luizianne Lins; do presidente da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC), Ademar Gondim; e do secretário de Meio Ambiente, Adalberto Alencar.

Cumprindo as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana, que prioriza o transporte público coletivo sobre o individual motorizado, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da AMC e Etufor, vai destinar duas das quatro faixas de tráfego da Av. Bezerra de Menezes para a circulação preferencial de ônibus, veículos do transporte complementar (vans) e táxi com passageiros. Trata-se da implantação do Serviço Rápido de Ônibus de Fortaleza (BRS-FOR), que objetiva otimizar as viagens dos coletivos e facilitar os deslocamentos dos passageiros por meio das faixas preferenciais e pontos de parada seletivos ao longo da via.

Inicialmente, a partir do dia 13 de agosto, mais de 200 mil pessoas serão beneficiadas com a medida. “Este é um passo novo e definitivo na história do transporte público de Fortaleza. Com a implantação do BRS, Fortaleza passa para um outro patamar, seguindo as diretrizes da Lei de Mobilidade Urbana”, comemora Gondim. A expectativa é que o corredor preferencial aumente a velocidade operacional dos ônibus de 12 km/h para 24 km/h.

A preocupação com a sustentabilidade do meio ambiente também está incluída no projeto, já que a otimização da frota de ônibus reduzirá a emissão de gases poluentes e o consumo de combustíveis. O secretário do meio ambiente, Adalberto Alencar, destacou que a implantação do BRS é fruto de um planejamento estratégico. “Estamos investindo no que é mais importante para a coletividade, no transporte de massa”.

A prefeita Luizianne Lins reforçou a informação do secretário, citando que Fortaleza mantém umas das tarifas mais baixas do país, além da tarifa social, a meia ilimitada, entre outros benefícios do transporte coletivo de Fortaleza. Luizianne disse ainda que a cidade está evoluindo na questão da acessibilidade e de novas alternativas de locomoção, com a padronização de calçadas e construção de ciclovias e implantação de ciclofaixas. “Este trabalho não vai parar. O BRS-FOR está sendo implantado e a prefeitura garantiu também a continuidade das obras do PAC da mobilidade, estando assegurados recursos e projetos para a criação dos BRTs, que serão corredores exclusivos para ônibus”, assegura.

Para orientar o embarque e desembarque de passageiros, 216 agentes operacionais da Etufor estarão nos pontos de parada da Av. Bezerra de Menezes esclarecendo a população acerca do projeto. Um efetivo da AMC, composto por 10 agentes em cada turno, também garantirá a organização do tráfego, no sentido de evitar estacionamento irregular.

Utilização
As faixas preferenciais estarão separadas das demais através de uma linha contínua de cor azul e por tachas refletivas. Ao longo da via, várias placas vão identificar o que é e o que não é permitido, além de sinalizar as linhas e os pontos de parada.

As linhas serão divididas nos grupos 1, 2 e 3 e serão identificadas por um adesivo afixado no vidro da frente dos coletivos. Ao trafegarem na Av. Bezerra de Menezes, essas linhas vão parar somente nos pontos de parada que tiverem a sinalização correspondente a elas. Por exemplo, o ônibus classificado no grupo 1 só poderá realizar o embarque e desembarque de passageiros nas paradas que tiverem a identificação BRS-FOR1.

Assim como a identificação nos ônibus, todos os pontos de parada contarão com abrigos sinalizados com os números 1, 2 ou 3 e informação das linhas que realizam o embarque e desembarque naquele local. A distância entre esses pontos de parada será de 600 metros.

Demais veículos
Será permitido o tráfego de táxis com passageiros nas faixas preferenciais, mas a Etufor orienta que o embarque e o desembarque de passageiros desses veículos sejam realizados nas vias transversais. Já os carros particulares só poderão utilizar as faixas preferenciais do corredor quando precisarem acessar um estabelecimento cujo estacionamento esteja localizado no lado direito da via ou tiverem que fazer conversões à direita, devendo o condutor percorrer no máximo 100 metros. A faixa de cor azul ficará seccionada nos locais onde será permitida a entrada de veículos comuns para a realização de conversões, ou seja, os motoristas devem respeitar a sinalização existente na área a fim de garantir a livre circulação dos coletivos.

Para implementar as faixas preferenciais, haverá abordagem educativa e, posteriormente, fiscalização efetiva, com aplicação de penalidades tanto para os veículos que transitarem pela via preferencial quanto para os coletivos que não circularem no espaço destinado.

Horário de funcionamento das faixas preferenciais
Dias úteis: 5 às 21 horas
Sábados: 5 às 16 horas
As faixas preferenciais não funcionarão aos domingos, mas os pontos de parada continuarão sendo seletivos.

Consulta Popular
Antes mesmo de implantar as faixas preferenciais para transporte público, a Prefeitura de Fortaleza ouviu a população para saber por qual corredor iniciar o projeto. A consulta aconteceu entre os dias 25 de fevereiro e 11 de março nos terminais de integração e pela internet, contando com a participação de 54.028 usuários de ônibus. Um total de 16.905 passageiros, o que representa 31,29% dos votos, escolheu o trecho vencedor Antônio Bezerra – Centro.

A ideia é que todos os demais corredores, Antônio Bezerra - Messejana, Lagoa - Centro, Leste-Oeste - Centro e Messejana - Centro, também tenham faixas preferenciais para ampliar a facilidade de deslocamento em toda a cidade.

 

Fonte: Prefeitura de Fortaleza
http://www.fortaleza.ce.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=18946&Itemid=78

Nenhum comentário:

Postar um comentário