Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Manaus - Zonas Norte e Leste recebem novos ônibus articulados

19/08/2012 

Zonas Norte e Leste recebem novos ônibus articulados

Foto: Marinho Ramos/ Semcom


Os novos ônibus entregues já estão prontos para integrarem o sistema BRT


A Prefeitura de Manaus entregou, na manhã deste sábado (18), mais 85 ônibus novos que vão integrar o sistema viário de transporte coletivo da cidade. Todos os veículos possuem equipamentos para acessibilidade de pessoas com mobilidade reduzida, espaço para fixação de cadeira de rodas, para cão-guia acompanhante de portadores de deficiência visual, maior espaço entre os bancos, corredor mais largo para melhor circulação interna, saídas de emergência e faixas refletivas ao longo da carroceria para os ônibus serem melhor visualizados no período da noite.
A entrega dos ônibus contou com a presença do Superintendente Municipal de Transportes Urbanos – SMTU, Wesley Aguiar, juntamente com as empresas Rondônia, Integração e Global que compõe as linhas troncais, ou seja, que saem dos terminais 3, 4 e 5 nas Zonas Norte e Leste e seguem para o Centro e depois retornam aos bairros, beneficiando assim as linhas 600/650/652 (Zona Leste) e  linhas  300/350/351/448(Zona Norte).
Os novos veículos articulados têm capacidade para transportar 55 passageiros sentados e 102 em pé. A nova frota também já está adaptada para o sistema BRT “Bus Rapid Transit” que utiliza corredores exclusivos para o trânsito de veículos de transporte de massa. “Com esta nova frota Manaus contará com 161 ônibus articulados, número que já ultrapassou o previsto para a implantação do BRT”, afirma Wesley.
A frota atual tem idade média de 2,65 anos, fato que torna Manaus a cidade com a frota mais nova do país, com 60% dos ônibus em operação renovados.
O edital de licitação previa a colocação de 858 veículos novos, mas esse número chegou a 881 entre convencionais, articulados e transporta. Com o incremento, o total de veículos da frota de Manaus é de 1.719 veículos cadastrados.

Fonte: Prefeitura de Manaus

Nenhum comentário:

Postar um comentário