Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

São Paulo - Semana da Mobilidade discute mudanças de hábitos de locomoção

18/09/2013 14h39

Imagem do post
Fábio Arantes/SECOM

Chamar a atenção para o uso excessivo do veículo particular e incentivar o transporte público estão entre as ações principais da Semana da Mobilidade, que começou hoje e vai até dia 25


Deixar o carro em casa e experimentar novas formas de se locomover pela cidade. Este é o convite que a Semana da Mobilidade faz para os moradores da capital paulista. Até 25 de setembro, a cidade recebe uma programação especial de palestras, debates, atividades culturais e esportivas para incentivar uma mudança de cultura em mobilidade urbana. A programação foi aberta nesta quarta-feira (18) pelo prefeito Fernando Haddad e pelo secretário Jilmar Tatto (Transportes), em visita uma exposição de ônibus em frente à sede da Prefeitura, no Centro.

Para o prefeito Haddad, as faixas exclusivas de ônibus já estão incentivando esta mudanças de hábito. “Pelas pesquisas recém-publicadas, a gente nota que começa a mudar uma cultura na cidade de São Paulo, depois de muitos anos em que o carro teve hegemonia completa. As obras eram feitas para o carro. E agora há uma inversão de prioridades, colocando o transporte público no centro das atenções. Esta cultura veio para ficar”, afirmou.

A Prefeitura implementou neste ano cerca de 170 quilômetros de faixas exclusivas para ônibus em todas as regiões da cidade. A intenção, segundo a nova versão do Programa de Metas, é instalar 220 km até o fim de 2013. Haverá ainda 150 quilômetros de corredores de ônibus até o fim de 2016.

Segundo pesquisa do Ibope encomendada pela Rede Nossa São Paulo, 93% dos 805 entrevistados disseram ser a favor da iniciativa. Entre os usuários frequentes de carro, a aprovação chega a 86%. Os resultados coincidem com uma pesquisa do Datafolha sobre o mesmo tema, que mostra que 88% dos 823 entrevistados aprovam as faixas, sendo que 77% estão entre os que mais utilizam automóveis.

“Em números redondos, a gente foi de 14 para 21 km/h de velocidade média nas faixas que foram implementadas agora. É quase 50% de incremento. Isto está fazendo as pessoas repensarem a sua locomoção, como chegar ao trabalho, como chegar à universidade. A velocidade é uma dimensão da qualidade importante”, explicou Haddad.

Exposição
Durante a abertura da Semana da Mobilidade, Haddad e Tatto visitaram dois ônibus que integram a exposição sobre o transporte público paulistano. O ônibus modelo Monika, fabricado em 1968 e hoje pertencente ao acervo do Museu dos Transportes mostra como eram os veículos da antiga Companhia Municipal de Transportes Coletivos.

Já o ônibus articulado apresenta as inovações tecnológicas nos coletivos, como a adoção de duas catracas para agilizar o embarque, a acessibilidade para pessoas com deficiência e a preocupação com a redução da emissão de poluentes. “Este ônibus é chamado superarticulado e será utilizado em uma linha nova, exclusiva para ele. É uma novidade no Brasil”, anunciou Jilmar Tatto. No veículo de 23 metros, são transportados 57 passageiros sentados e 113 em pé.

A exposição apresenta ainda painéis sobre a história do transporte na cidade, desde 1865. Explica sobre a adoção de combustíveis renováveis e os planos de instalação dos corredores e faixas exclusivas.
Dia Mundial Sem Carro

Neste domingo (22), quando ocorre o Dia Mundial Sem Carro, haverá um aumento da frota de ônibus e restrições educativas à circulação de veículos particulares no Centro e no Parque Ibirapuera. “Nós vamos programar o aumento de frota no sentido de fazer com que as pessoas possam deixar o carro em casa, não só para o trabalho, para aqueles que trabalham no domingo, mas também do ponto de vista do lazer”, explicou Tatto.

No parque Ibirapuera, será proibida a entrada de carros no domingo. No Centro, a restrição dos carros será entre 7h e 17h e ocorrerá na área delimitada pelas avenidas Ipiranga e São Luís, rua Maria Paula, praça João Mendes, avenida Mercúrio, rua Senador Queiroz e avenida São João.

Programação especial
Durante a programação da Semana, os terminais Sacomã, Bandeira, João Dias, Pirituba e Campo Limpo receberão apresentações do grupo teatral do Centro de Treinamento e Educação de Trânsito da CET (CETET), que apresentará a peça "Entre Pedestres e Lobos". Ações educativas também serão realizadas nos bares da capital.

Haverá ainda mesas de discussão com especialistas sobre os temas Energias Alternativas; Transparência na Gestão do Transporte; Álcool, outras drogas e a segurança no trânsito, e Faixas Exclusivas e Corredores. Os encontros acontecem no Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo, na região central. O Conselho Regional de Enfermagem sediará ainda o debate Acidente de Trânsito: Repercussão na Saúde, no dia 21 de setembro.

Uma nova maneira de se relacionar com o espaço urbano será incentivada principalmente no final de semana, nos dias 21 e 22 de setembro, quando ocorre a Virada Esportiva. A Semana da Mobilidade promove um passeio ciclístico na região central e o Programa Vaga Viva, com a ocupação de espaços das vias destinados a estacionamento para iniciativas que estimulem a convivência comunitária.
Para encerrar a Semana da Mobilidade, o Conselho Municipal de Trânsito e Transporte se reunirá para debater a questão da mobilidade urbana no novo Plano Diretor Estratégico (PDE).


FOTOS
Crédito: Fábio Arantes/SECOM

Foto 1 - Ônibus Monika começou a ser produzido em 1968
Foto 2 - Painéis mostram a história do transporte público na capital
Foto 3 - Novo superarticulado pode transportar até 170 passageiros
Foto 4 - Duas catracas facilitam o embarque nos coletivos
Foto 5 - Jilmar Tatto visita ônibus da exposição
Foto 6 - Veículo pertence hoje ao Museu dos Transportes
Foto 7 - Prefeito e secretário abrem Semana da Mobilidade em exposição
Foto 8 - Haddad fala sobre a mudança na cultura de locomoção na cidade
Foto 9 - Prefeito dirige ônibus Monika, da antiga CMTC
Foto 10 - Haddad vista novo superarticulado

Fonte: Prefeitura de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário