Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Rio Branco ganha dez novos ônibus


A renovação da frota de ônibus, exigida pelo prefeito Marcus Alexandre desde o início de sua administração aos empresários do setor, está em pleno andamento. Neste segunda feira, a empresa Floresta, apresentou os dez novos ônibus que vão atender linhas com maior fluxo de passageiros. Desde o início do ano, dezoito novos ônibus já entraram em funcionamento em Rio Branco e dois veículos alongados, também devem chegar nos próximos dias a capital. O objetivo do prefeito Marcus Alexandre, é que até o próximo ano, entrem em funcionamento dezenove ônibus, que vão garantir que cem por cento da frota tenha até cinco anos de uso, idade que já chegou até oito anos. “A população precisa ter ônibus novos e que cumpram os horários e o nosso objetivo é que o transporte público tenha cada vez mais qualidade”, explicou o prefeito Marcus Alexandre.
Atualmente Rio Branco tem 170 ônibus distribuídos em 44 linhas. De acordo com o presidente da empresa Floresta, Marcelo Cavalcante, os dez novos ônibus vão atender linhas com grande demanda como Tucumã, Tancredo Neves, Adalberto Sena, Alto Alegre, Liberdade e Apolônio Sales. Relata ainda que os ônibus são maiores e têm capacidade para transportar 83 passageiros sentados e em pé.
Conforto e Modernidade
Proporcionar conforto para os usuários e para os trabalhadores dos transportes coletivos é a meta buscada pelo prefeito Marcus Alexandre. A vendedora Dalila Souza, ficou feliz ao passar na frente da prefeitura e ver os dez novos ônibus. Um deles vai reforçar a linha do ônibus que ela pega a do Apolônio Sales. “Dá gosto entrar em um ônibus novo e a gente não fica com medo de acontecer algum acidente”.     
Os trabalhadores dos transportes coletivos também são beneficiados. Dirigindo ônibus em Rio Branco, o motorista Gilson Ferreira, não escondia o contentamento ao ver o ônibus que vai guiar a partir de agora. Ele destaca a câmera de segurança, o GPS, o ventilador, o câmbio eletrônico, direção hidráulica e o assento ergonômico. “Assim a gente trabalha melhor e o passageiro sente o resultado do ônibus mais novo e do motorista menos estressado”.  
Acessibilidade
Outra exigência do prefeito, que vem sendo atendida pelas empresas, é com relação à acessibilidade dos ônibus, que incluem, além dos itens como rampa elevatória para os cadeirantes, banco para obesos, grávidas e botão de parada em braile. O superintendente da RBTRANS, Ricardo Torres, explica que faltam apenas 15 ônibus da frota atual operante, com todos os itens de acessibilidade.
Ele destaca outros avanços no transporte coletivo, como a tarifa de R$ 1 para estudantes, a implantação do Centro de Controle Operacional do Terminal Urbano, que permite à RBTRANS e ao próprio usuário, por meio dos painéis eletrônicos, monitorarem o percurso e horários de saída e chegada os ônibus, também cita a construção dos terminais de integração da Baixada, já com obras em andamento e o do Tucumã/Universitário com obras a serem iniciadas ainda este ano, e a reforma de 120 abrigos de ônibus.     
Estiveram na entrega simbólica dos ônibus à prefeitura de Rio Branco, o vice-prefeito Márcio Batista e os vereadores Roger Corrêia, Marcelo Macedo, Gabriel Forneck, Fernando Martins, Roselane e Artêmio Costa. O presidente da Câmara, Roger Corrêa, destaca o esforço da prefeitura e da Câmara, em fiscalizar o transporte coletivo para que a população tenha acesso a um transporte público de qualidade. ”Temos ainda deficiência, mas é preciso reconhecer os avanços e o começo de tudo é a renovação da frota, que vem acontecendo de forma satisfatória”.  
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário