Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Ônibus “Frescão” ganha nova identidade visual


frescao_2


















Os tradicionais “frescões” estão de cara nova. Agora todos serão da cor azul, com faixa lateral colorida e indicação alfanumérica para diferenciar os consórcios. O objetivo é uniformizar visualmente a frota, facilitando a identificação pelo passageiro e harmonizando a paisagem urbana.
A nova padronização conta com identificações adesivas do serviço executivo instaladas na parte frontal, na traseira, nas laterais e na capota superior externa. Para o presidente do Rio Ônibus, Lélis Teixeira, a população recebe mais uma opção de transporte com qualidade.  “O que estamos fazendo é propor uma alternativa para o usuário deixar o carro em casa. Os ônibus têm ar condicionado e lugares marcados. O passageiro só viaja sentado e os coletivos têm controle por GPS. A ideia é que todos tenham televisão e sinal wi-fi. Cada ônibus tira cerca de 40 carros das ruas. Oferecemos qualidade e conforto com o preço menor que a utilização do automóvel,”, afirmou Lélis Teixeira.
“A padronização é excelente. O passageiro percebe de longe a chegada do “frescão”. Essa distância nos dá segurança para frear o carro. Para o motorista, o quanto antes o passageiro fizer sinal, melhor. Trinta metros é o ideal. É seguro pra mim e confortável para o passageiro”, afirma o motorista Edinael Brito, que trabalha há três meses no “frescão”.
Atualmente o Rio tem 700 carros “frescões” e, de acordo com o Rio Ônibus, a oferta vai aumentar de acordo com a demanda. Para o Secretário Municipal de Transportes, Carlos Roberto Osório, a cidade deu mais um passo importante dentro do processo de organização do projeto de mobilidade urbana.  “A padronização é um passo importante para a unificação do sistema de transporte na nossa cidade. Estamos dando ao sistema uma visão organizada, com uma identidade visual da frota que facilita a diferenciação do ônibus “frescão” em relação aos coletivos de turismo. Harmonizamos o ambiente urbano, oferecendo uma frota com visual sofisticado e moderno”, finaliza Carlos Roberto Osório.
Os ônibus executivos apresentam uma faixa colorida na parte inferior da pintura que identifica os diferentes consórcios:
A – Consórcio Intersul (Zona Sul) – faixa amarela
B – Consórcio Internorte (Zona Norte) – faixa verde
C – Consórcio Transcarioca (Barra, Jacarepaguá e Recreio) – faixa azul
D – Consórcio Santa Cruz (Zona Oeste) – faixa vermelha.

 *O novo layout  dos veículos foi apresentado oficialmente no dia 17/09, em cerimônia no Monumento dos Pracinhas e os ônibus com a pintura já estão circulando pela cidade. 

Um comentário:

  1. Facilitando a identificação? Quem disse isso não usa o transporte coletivo, já que a pintura padronizada além de servir apenas para colocar o nome da prefeitura nos ônibus, só possui desvantagens para o usuário que tem que aumentar o seu nível de atenção para não pegar o ônibus errado.

    Além de que a padronização de pinturas obriga passageiros e empresas a terem a prefeitura como intermediária na tentativa de melhoria na qualidade do serviço, algo que nem sempre é de interesse de prefeitos e secretários.

    Padronização de pintura é um retrocesso, disfarçado de novidade.

    ResponderExcluir