Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Porto Alegre - Carris promove educação por um trânsito melhor


18/09/2013 08:19:34

Foto: Divulgação/PMPA
Dia Mundial sem Meu Carro integra a Semana Nacional do Trânsito
Dia Mundial sem Meu Carro integra a Semana Nacional do Trânsito
A partir desta quarta-feira, 18, Porto Alegre promoverá diversas atividades relativas à mobilidade urbana. É a Semana Nacional do Trânsito, evento desenvolvido na Capital pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), que conta com apoio da Carris. Durante a semana educativa, que vai até 25 de setembro e em 2013 propõe reflexões sobre o tema "Álcool, outras drogas e a segurança no trânsito: efeitos, responsabilidades e escolhas", a companhia prevê uma série de atividades. 
 
Educar para prevenir - A palestra Cidadania na Via será apresentada pela equipe de Treinamento da Unidade de Planejamento e Desenvolvimento de Pessoal (UPDP) em duas escolas da rede pública estadual de ensino: na EEEF Desidério Torquato Finamor e na EEEM Agrônomo Pedro Pereira. Crianças e adolescentes de diferentes idades receberão dos colaboradores instruções sobre trânsito seguro a partir do ponto de vista do pedestre e usuário do transporte público coletivo, com a visualização de slides, exposição dialogada e apresentação de vídeos. 
 
Além de ações educativas envolvendo motoristas e pedestres em escolas, a Semana Nacional do Trânsito terá intervenções em vias, corredores, terminais de ônibus e no Acampamento Farroupilha, com a participação dos agentes de educação para o trânsito da EPTC.
 
Vá de Carris!
Inserido na programação da Semana Nacional de Trânsito está o Dia Mundial Sem Meu Carro, celebrado no domingo, 22 de setembro. A data será marcada por diversas ações concentradas na Usina do Gasômetro. Um passeio ciclístico abre a programação: as bikes reunidas saem às 10h do lado da Usina do Gasômetro e devem seguir pela avenida Edvaldo Pereira Paiva (Beira Rio) em direção ao Estádio Beira-Rio.
 
E para equilibrar a saúde do corpo e da mente, nada melhor do que uma dose de cultura após a pedalada: aberto à visitação durante toda a manhã estará o Ônibus Memória Carris, coletivo temático da companhia. O monobloco traz informações sobre a Carris e Porto Alegre através de peças originais dos bondes, banners, miniaturas, além de um manequim vestido com o uniforme original dos motorneiros, antigos motoristas dos elétricos. Está prevista a distribuição de material informativo e brindes aos visitantes.

Há 141 anos, a Carris é a empresa que transporta Porto Alegre. Saiba por quê.
- A Carris opera 29 linhas através de 371 ônibus. Todos os carros rodam de acordo com a norma Euro V, sistema que reduz em até 80% a emissão de partículas nocivas ao meio ambiente.
- Todos os veículos que saem da garagem da empresa passam por um processo de conferência da emissão de gases poluentes – só vão para as ruas aqueles aprovados no teste.

- A companhia é pioneira no uso do biodiesel no sistema de transporte público de Porto Alegre. Desde 2007, nossos veículos utilizam o combustível, que reduz a emissão de gás carbônico na atmosfera.

Leia também: 

 


Texto de: Fernanda Leal
Edição de: Álvaro Luiz Oliveira Teixeira

Fonte: Carris

Nenhum comentário:

Postar um comentário