Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

domingo, 15 de setembro de 2013

DF - Renovação dos ônibus atinge 10% da frota

Sexta, 13 Setembro 2013 08:57

Click to enlarge image ONIBUS3.jpg



Renovação dos ônibus atinge 10% da frota

 Ailane Silva, da Agência Brasília


Entrega de 50 veículos hoje para o Paranoá/Itapoã completou 286 substituições na antiga frota
ITAPOÃ (13/9/13) - Mais 50 ônibus foram entregues na manhã de hoje (13) para operar 13 linhas do Paranoá/Itapoã, e, com isso, o GDF alcançou a troca de 10% da frota de veículos que opera no Distrito Federal.

"O governo continua empenhado em renovar o sistema de transporte público. Essa é a segunda entrega que estamos realizando nessas cidades, que terão agora 90 veículos novos circulando", afirmou o governador Agnelo Queiroz.

De acordo com o DFTrans, os automóveis entregues hoje começam a operar segunda-feira (16), e a frota Itapoã/Paranoá deve ser completamente substituída nos próximos 30 dias, quando mais 21 ônibus chegarão às ruas.

"Os moradores dessas regiões administrativas também terão um grande ganho, porque os novos ônibus permitem a integração com o metrô, linhas da TCB, e outros veículos substituídos em outras regiões. Isso será possível pagando apenas uma passagem", destacou o vice-governador Tadeu Filippelli, que acompanhou o governador em uma viagem nos novos veículos.

Para fazer a integração, é necessário adquirir o cartão emitido pelos postos de atendimento do Sistema de Bilhetagem Automática (SBA/DFTrans). O passageiro pode fazer, em um período de duas horas, até três viagens ao custo de um bilhete.

Os novos carros, operados pela Viação Pioneira, responsável pela Bacia 2, são amarelos, com vidros fumê para reduzir a incidência solar, piso tátil antiderrapante, portas com sistema antiesmagamento para evitar que pessoas sejam machucadas no embarque e desembarque, e motores que fazem menos barulho.

Outra característica dos novos ônibus é que eles emitem 180 vezes menos partículas poluentes do que os atuais. Além disso, possuem monitoramento por GPS, ligado ao Centro de Controle de Operações, que receberá imagens das câmeras de segurança instaladas futuramente nos veículos.

O governador informou que até outubro os ônibus do Grupo Amaral serão totalmente desativados. Até lá, os 80 ônibus da empresa que estão circulando, em Planaltina, serão substituídos.

O GDF já entregou 50 ônibus na Estrutural, 66 no Recanto das Emas, 80 em São Sebastião, além dos 90 no Paranoá/Itapoã. As próximas cidades a serem contempladas são Brazlândia e Planaltina.

Fonte: Agência Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário