Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Haddad cogita criar companhia municipal de ônibus

Haddad cogita criar companhia municipal de ônibus

Frota pública seria usada em casos de greves de empresas e em linhas deficitárias


Após o caos na manhã desta quarta-feira (04/09/13) provocado pela paralisação dos motoristas e cobradores de ônibus da Viação Itaquera Brasil que prejudicou cerca de 200 mil pessoas na zona Leste de São Paulo, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, disse em entrevista coletiva que cogita a possibilidade da criação de uma companhia municipal de transportes coletivos.
A empresa pública agiria apenas em situações de emergência, como a desta quarta-feira, e em linhas deficitárias, que não despertam interesse de empresas privadas ou cooperativas.
Segundo Haddad, a empresa Não funcionaria nos moldes da extinta CMTC – Companhia Municipal de Transportes Coletivos, que operava linhas regulares e gerenciava o sistema da cidade.
Para a criação da empresa pública será realizado um estudo que deve durar cerca de um ano.
Atualmente, em casos de problemas é acionada a operação PAESE – Plano de Atendimento entre Empresas em Situação de Emergência, que usa ônibus de outras companhias.
Mas em muitos casos, o PAESE tem se mostrado insuficiente. Nesta quarta-feira, das 21 linhas da Itaquera Brasil/Novo Horizonte, que tem 288 carros, foram cobertas apenas cinco linhas com 65 veículos. Os ônibus da operação foram impedidos de circular pelos grevistas.
Haddad disse também que estuda descredenciar a Itaquera Brasil/Novo Horizonte e a Oak Tree, parada há cinco dias e que opera na zona Oeste.
Ele afirmou que as empresas recebem corretamente os repasses da prefeitura e que os passageiros não podem pagar por seus erros administrativos.

Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes e Elaine Freires, repórter da Rádio CBN

Divulgação e Postagem: João Manoel (Equipe Litoralbus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário