Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

sábado, 28 de setembro de 2013

Justiça suspende contratos das bacias 1 e 4 do Transporte Público

Johnny Braga e Natália Alves
redacao@jornaldebrasilia.com.br
A Primeira Vara da Fazenda Pública doDistrito Federal suspendeu os contratos e financiamentos firmados pelas empresas Viação Piracicabana e Auto Viação Marechal com o Governo do Distrito Federal para operar nas bacias 1 e 4, respectivamente, do Transporte Público. As empresas venceram a concorrência e assinaram os contratos entre abril e junho deste ano. A determinação da Justiça se baseia na proibição do edital que impede a participação de empresas ou grupos que tenham sócios em comum entre si. As duas vencedoras da licitação, teriam violado esse item e a Justiça decidiu a suspensão imediata.

O processo de licitação já foi alvo de inúmeras denúncias veiculadas no  Jornal de Brasília, que provocaram investigações. De acordo com a Justiça, a Viação Piracicabana tem sociedade empresária com a Viação Pioneira do Grupo Constantino, que venceu a licitação para operar na bacia 2 e que já está com ônibus nas ruas. Os documentos cedidos pela justiça apontam que as empresas Piracicabana e Marechal possuíam anteriormente contratos advocatícios com o o Escritório de Advocacia Guilherme Gonçalves & Sacha Reck, o mesmo responsável pelo procedimento de habilitação e inabilitação dos concorrentes do processo licitatório.

Segundo o documento, as empresas saíram vencedoras por apresentarem propostas de alto valor.

A Viação Piracicabana foi favorecida por apresentar complementação de documentos, posteriormente à fase de apresentação de envelopes, o que evidencia que a empresa foi privilegiada, tendo em vista que outras empresas foram excluídas da concorrência pela ausência de um ou dois documentos.

A Justiça entende que a Viação Piracicabana possui vínculos com o escritório de advocacia e que o mesmo já fez patrocínio jurídico para a Auto Viação Marechal. Além disso, a Marechal já foi defendida pelo escritório em processos no estado do Paraná. Inclusive ela está envolvida em ação de improbidade com o advogado Sacha Reck, havendo decisão judicial determinando impossibilidade de seus bens. Esse vínculo é suficiente para inabilitá-la.

Todos esses elementos indicam a ocorrência de fraude.

A Justiça determinou que as bacias 1 e 4 voltem ao processo de licitação e habilitação de concorrentes para apresentação de propostas. O GDF deverá estabelecer novos prazos para a licitação e impedir que o escritório preste consultoria juridica para as respectivas bacias.

Mais informações na edição deste sábado do  Jornal de Brasília 

Publicação: Sexta-feira, 27/09/2013 às 20:03:00   Atualização: 27/09/2013 às 23:34:32


Fonte: Da redação do clicabrasilia.com.br

Divulgação e Postagem: João Manoel (Equipe Litoralbus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário