Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Curitiba - Horário de ônibus agora também no Facebook

20/09/2013 14:55:00


Usuários do transporte coletivo têm mais um canal de informações de horário do ônibus, desta vez no Facebook. Basta clicar em Meu ônibus, na página da Prefeitura na mídia social (www.facebook.com/PrefeituraMunicipaldeCuritiba), para ter acesso aos itinerários e às tabelas de horários dos ônibus. Com a informação disponível também no Facebook, o cidadão pode saber o itinerário  e o horário dos ônibus sem baixar aplicativos ou ligar para o telefone 156.
O Meu Ônibus  - um ícone de um ônibus dentro de um relógio – utiliza o banco de dados da Urbs e é mais um instrumento de democratização das informações. Os usuários já contam com vários aplicativos, a começar pelo Itibus 2, que pode ser baixado pelo site da Urbs (www.urbs.curitiba.pr.gov.br); o Moovit, que permite a alimentação de dados pelo usuário, e o Busão Curitiba, o primeiro grupo privado a ter acesso aberto ao banco de dados para desenvolvimento de novas ferramentas. Atualmente outros três grupos possuem o link para ter acesso ao mesmo banco e outros três estão em fase da análise.
Para ter acesso ao banco de dados para informações de horários e itinerários, o interessado precisa apenas protocolar uma solicitação na recepção da Urbs, no prédio central da Rodoferroviária. A abertura dos dados, determinada pelo prefeito Gustavo Fruet, tem como objetivo incentivar o desenvolvimento de novos aplicativos e ferramentas de apoio aos usuários.
Mapas
Além dos aplicativos, do Facebook e da central 156, o usuário tem informações completas no site da Urbs. Disponível desde junho na ferramenta Transit do Google Maps, o mapa de itinerários de ônibus agora oferece a possibilidade de saber em que ponto do trajeto está o ônibus naquele momento.
A nova funcionalidade foi desenvolvida pela área de Tecnologia de Informação da própria Urbs, a partir das informações geradas pelo Sistema de Bilhetagem Eletrônica que permite o monitoramento dos ônibus em tempo real, no Centro de Controle Operacional. A partir de dezembro, os painéis já instalados nos pontos de parada dos terminais e nas estações tubo vão informar em quanto tempo o ônibus estará no ponto.
Além do tempo real, o sistema de informação de itinerário indica a melhor opção de ônibus, dá alternativas de linhas próximas e informa em que ponto do trajeto estão, por exemplo, unidades de saúde, armazéns da família, escolas municipais, delegacias de polícia. Se o cidadão pretende ir a um desses lugares, o sistema também informa a melhor opção a partir do ponto de partida.
Para visualizar onde está um determinado ônibus neste momento, saber a melhor alternativa para o roteiro escolhido ou saber que linhas passam no local para onde se quer ir, basta clicar em Itinerários, que encabeça a página inicial do site da Urbs.
Colocando o ponto de saída e o de chegada, é possível saber quais as melhores opções de linha e onde estão os pontos mais próximos e clique em como chegar. Querendo saber onde está o ônibus escolhido, basta clicar em linhas e digitar o nome da linha ou o número do ônibus escolhido na etapa anterior para ver os estão os ônibus ao longo de todo o trajeto. Clicando sobre o ônibus o cidadão terá o tempo real e onde ele se encontra. Para se localizar melhor basta ampliar o mapa.

Fonte: Prefeitura de Curitiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário