Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

sábado, 4 de agosto de 2012

Vila Velha - Ônibus escolar transporta alunos e boas histórias

02 de agosto de 2012 às 18h38 

Bilbioteca dentro do ônibus - UMEF Nair Dias na Ponta da Fruta - Imagem: Zanete Dadalto

Texto: Letícia Passos / Foto: Zanete Dadalto



Os alunos da Unidade Municipal de Ensino Fundamental (Umef) Profª Nair Dias Barbosa, em Ponta da Fruta, têm mais uma oportunidade de estar em contato com a literatura: o ônibus de transporte escolar conta com uma minibiblioteca à disposição deles.
O projeto, nomeado “Leitura Sobre Rodas”, foi implantado desde o começo deste ano com o objetivo de formar leitores, em uma proposta inovadora e interdisciplinar de incentivo a leitura, fazendo com que o alunos adquiram o gosto pelos mais diversos gêneros textuais, e ampliando, assim, a compreensão de mundo. Há quem garanta que o projeto tem sido um sucesso dentro e fora do ônibus. “Em conjunto com este projeto, o empréstimo na biblioteca da escola também aumentou muito”, garantiu a bibliotecária da unidade de ensino e uma das responsáveis pelo “Leitura Sobre Rodas”, Cleonice Maulaz.
A iniciativa surgiu em parceria com o motorista do transporte escolar da Prefeitura Municipal de Vila Velha, Cosme Damião Bunicena Fermino. “Percebi como era importante incentivar a leitura. Eu tenho levado jornais para o acervo da biblioteca do ônibus e eles têm demonstrado bastante interesse, tanto que os pais de alunos começaram a notar que, em casa, os filhos passaram a ler o jornal”, comentou o motorista.
De acordo com Cleonice, os alunos foram sendo conquistados aos poucos. “Primeiro colocamos cartazes no ônibus explicando o que é uma crônica, deixando os alunos curiosos. Logo depois colocamos uma caixa com livros para serem emprestados. Assim, os alunos que muitas vezes têm vergonha de entrar na biblioteca por achar que é coisa de nerd, passaram a pegar livros no trajeto para casa.”, contou a bibliotecária.
“Neste momento do projeto, os alunos estão escrevendo crônicas em casa e, em colaboração com os professores, irão digitá-las no laboratório de informática. A intenção a partir de agora, é colocar outros tipos de leitura na biblioteca do ônibus, como poesias, revistas e recortes”, pontuou Cleonice.
O projeto é desenvolvido juntamente com os professores das disciplinas regulares. Em Língua Portuguesa, por exemplo, os alunos aprendem sobre os gêneros literários e os professores auxiliam na produção e correção dos textos; enquanto no Empreendedorismo eles estudam o marketing para o projeto.
Cada turma na escola possui cerca de dois monitores (alunos) que têm como função: incentivar os colegas a lerem e escreverem, fazer o empréstimo durante o trajeto e também cobrar a devolução dos livros. O “Leitura Sobre Rodas” abrange alunos do 1º ao 9º ano da Umef, dos períodos da manhã e tarde.
A monitora e aluna, Daiane Amaral de Sousa, 15 anos, explica como funciona a biblioteca dentro do ônibus. “O acervo tem cerca de 40 livros e cada aluno pode pegar só um livro até devolve-lo. Por dia, são emprestados de cinco a sete livros. Os títulos são variados, tem literatura infantil, crônicas, ficção e outros. Depois deste projeto, eu desenvolvi um gosto maior pela leitura; já li Guerra É Guerra”, contou Daiane.

Fonte: Prefeitura de Vilha Velha

Nenhum comentário:

Postar um comentário