Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

domingo, 8 de janeiro de 2012

Ônibus: distância entre Mercedes-Benz e MAN fica menor

06/01/2012 | 18h14


Vendas de chassis Volkswagen avançaram 48% em 2011 








Giovanna Riato, AB

O mercado de ônibus cresceu acima do esperado em 2011, com salto de 22% nas vendas sobre o resultado do ano anterior, para 34,6 mil unidades. A maioria das marcas avançou em ritmo superior ao do segmento. Uma das exceções foi a líder Mercedes-Benz. A fabricante anotou expansão de apenas 4%, para 14.969 mil veículos. Com isso, a marca perdeu 7,4 pontos porcentuais de participação e ficou com 43,1% do segmento - e assim pela primeira vez abocanhou menos da metade do mercado brasileiro de chassis. 

Quem tirou proveito da desaceleração foi a MAN, que produz ônibus da marca Volkswagen. A companhia abocanhou 5,6 pontos da fatia perdida pela Mercedes e respondeu por 32,1% dos negócios do ano. Foram comercializados 11.139 mil chassis da fabricante, o que significou crescimento espetacular de 48% em relação ao ano anterior. 

A Agrale, terceira maior do segmento em volume de vendas, também perdeu mercado. As vendas da companhia desaceleraram 0,9%, para 4.390 unidades. A montadora fechou 2011 com market share de 12,6% no segmento, fatia 2,9 pontos menor do que a do ano anterior. 

A Scania, que perdeu espaço nas vendas de caminhões (leia aqui), garantiu expansão de 38,5% em ônibus. Com 1.394 mil unidades, a empresa ficou com 4% de participação nos emplacamentos, aumento de 0,4 ponto percentual na comparação com o resultado de 2010. 

Já a Iveco expandiu suas vendas em 176% e ficou atrás da montadora sueca por apenas uma unidade. Apesar de ambas terem garantido o mesmo market share, o crescimento da marca italiana foi superior e ela abocanhou 2,2 pp de participação, passando da sexta para a quinta posição no ranking de vendas. Vendendo apenas um modelo de chassi para micro-ônibus, a Iveco alcançou o resultado positivo graças ao fornecimento de veículos escolares para o programa Caminho da Escola.

A Volvo repetiu na venda de chassis a boa performance dos negócios no segmento de caminhões. A companhia avançou 140%, para 1.350 ônibus, ganhou 1,9 pp de participação e passou a deter 3,8% do mercado. 

Fonte: Automotive Bussines

Nenhum comentário:

Postar um comentário