Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

domingo, 22 de janeiro de 2012

Obras na Região Portuária do Rio de Janeiro mudam esquema de trânsito

A nova etapa das obras do Porto Maravilha vai ampliar a capacidade de escoamento das águas das chuvas. As intervenções vão aumentar de dois para oito o número de saídas de água na Baía de Guanabara. Além disso, as galerias, hoje de 80 cm de diâmetro, serão substituídas por novas, 11 vezes maiores (3,20 m por 1,80 m). Com o objetivo de finalizar a implantação do novo sistema, será preciso interditar trecho da Rua Camerino, entre as ruas Sacadura Cabral e Barão de São Felix. A área que recebe as águas das chuvas dos morros da Providência e da Conceição é um ponto crônico de alagamento do Centro do Rio.
A intervenção é fundamental para solucionar os problemas de enchentes. A última obra de drenagem na Região Portuária foi há 100 anos. Além da macrodrenagem, a rua receberá novas redes de água, esgoto, telecomunicações, iluminação pública e reurbanização que fazem parte da primeira fase de obras do Porto Maravilha.

Perídodo de Interdição: até Abril 2012

A interdição entra em vigor no próximo sábado, 7 de janeiro, a partir das 8h. A alteração segue até o mês de abril. A Prefeitura do Rio adotou o período de férias escolares para fechar o trânsito e mudar o sentido de algumas ruas a fim de executar as obras no menor espaço de tempo e reduzir transtornos.

Novo Esquema de trânsito


Com a interdição, a Rua do Acre terá a mão invertida e passará a funcionar no sentido da Praça Mauá para a Avenida Marechal Floriano, em direção à Central do Brasil. A Rua Camerino também terá inversão do sentido entre as ruas Senador Pompeu e Barão de São Félix e mão dupla entre a Rua Senador Pompeu e a Avenida Marechal Floriano. Esta última terá mão única no sentido Central do Brasil, entre a Rua do Acre e a Avenida Passos. E, para completar as mudanças, a Rua Sacadura Cabral terá mão dupla entre a Rua Sousa e Silva e a Avenida Barão de Tefé.
 Para viabilizar a nova etapa das obras, a Prefeitura do Rio e a Concessionária Porto Novo montaram esquema especial de trânsito que mantém 55 operadores e agentes de tráfego, além de motos e veículos de apoio posicionados em pontos estratégicos para auxiliar motoristas e pedestres na escolha das melhores rotas. Foi implantada sinalização específica, além de faixas e Painéis de Mensagem Variável (PMVs) para a orientação dos motoristas.  Desde o dia 28 de dezembro, folhetos com a nova configuração do trânsito e sugestões de rotas alternativas vêm sendo distribuídos à população.
 Durante a execução das obras, nas vias interditadas, o acesso será permitido somente aos moradores e comerciantes. Motoristas devem dedicar especial atenção à sinalização e à orientação dos agentes de trânsito, porque a oferta de vagas será reduzida no entorno das obras, e diversas vias terão o estacionamento proibido. Reboques da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) vão atuar na região para liberar ruas e garantir a fluidez do tráfego nas rotas alternativas.

Itinerário dos Ônibus

Devido às mudanças no trânsito, algumas linhas de ônibus municipais e intermunicipais passarão por alterações no período até abril. Confira:

Mapa de alteração de itinerário de Linhas de Ônibus








ROTAS ALTERNATIVAS
PERIMETRAL – AVENIDA VENEZUELA: Saindo da Ponte Rio-Niterói, descer na primeira saída no Gasômetro para Avenida Rodrigues Alves (em frente ao INTO), entrar na Rua Sousa e Silva, chegando à Avenida Venezuela
AVENIDA RODRIGUES ALVES – AVENIDA PASSOS: Na Avenida Rodrigues Alves, entrar na Rua Sousa e Silva, seguir a Avenida Venezuela, ao chegar na Praça Mauá, virar na Rua do Acre (sentido invertido), acessar a Avenida Marechal Floriano para chegar à Avenida Passos
AVENIDA RODRIGUES ALVES – RUA BARÃO DE SÃO FELIX OU TERMINAL AMÉRICO FONTENELLE
Opção 1: Na Avenida Rodrigues Alves, entrar na Rua Sousa e Silva, seguir pela Avenida Venezuela, passar pela Praça Mauá, continuar na Rua do Acre (sentido invertido), entrar na Avenida Marechal Floriano, entrar na Rua Camerino (sentido duplo), chegando à Rua Barão de São Felix, podendo seguir em frente até o Terminal Américo Fontenelle
Opção 2: Na Avenida Rodrigues Alves seguir em direção à Avenida Professor Pereira Reis até a Praça do Santo Cristo, de lá seguir em direção à alça de subida da Avenida 31 de Março, virando à esquerda na Rua da América, chegando ao Terminal Américo Fontenelle
 PONTE RIO-NITERÓI – PRAÇA TIRADENTES:
Opção 1: Saindo da Ponte Rio–Niterói, descer na primeira saída no Gasômetro para Avenida Rodrigues Alves (em frente ao INTO), entrar na Rua Sousa e Silva, seguir pela Avenida Venezuela, entrar na Rua do Acre (sentido invertido), ir pela Avenida Marechal Floriano até acessar a Avenida Passos, chegando à Praça Tiradentes
Opção 2: Saindo da Ponte Rio–Niterói, descer na primeira saída no Gasômetro para a Avenida Francisco Bicalho, seguir na Avenida Presidente Vargas (pista lateral da avenida), seguir pela Avenida Passos até chegar à Praça Tiradentes
 ZONA SUL – HOSPITAL DOS SERVIDORES: Na Perimetral, utilizar a alça de descida da Praça Mauá, seguir pela Av. Rodrigues Alves até o retorno na altura do armazém 8, retornar pela Avenida Rodrigues Alves, entrar à direita na Rua Sousa e Silva e virar à esquerda na Rua Sacadura Cabral (no trecho em mão dupla)
 AV. BRASIL – HOSPITAL DOS SERVIDORES: Seguir pela Avenida Rodrigues Alves, entrar na Rua Sousa e Silva e dobrar à esquerda na Rua Sacadura Cabral (no trecho em mão dupla)

Nenhum comentário:

Postar um comentário