Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Brasileiro avalia mal transporte público

SEX, 20 DE JANEIRO DE 2012 11:16


Dado consta na Pesquisa de Mobilidade Urbana

Resultado ruim foi em cidades com mais de 100 mil habitantes.



Ônibus lotados, escassez de linhas, falta de conectividade entre os diferentes modais, talvez tenham sido estas as razões que levaram 41% da população brasileira a afirma que o transporte público é ruim. A avaliação foi feita por moradores de cidades com mais de 100 mil habitantes. Em municípios menores, com até 20 mil moradores, a visão em relação a este serviço foi um pouco melhor, com 39% o considerando bom, e 27% ruim.
Estes dados constam na segunda edição da Pesquisa de Mobilidade Urbana, publicada nesta quinta-feira, 19, pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). O levantamento avaliou como os Brasileiros se deslocam. Ao todo, 3.781 pessoas de 212 municípios, de todas as regiões do País, foram entrevistadas entre os dias 8 e 29 de agosto do ano passado. Outra constatação do estudo foi que o valor da renda é inversamente proporcional ao uso de transporte público, ou seja, quanto maior, menor é a utilização deste serviço.
Além disso, a pesquisa também mostrou que a Região Sul é o lugar onde os habitantes mais se deslocam de carro; de acordo com o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), os carros representam 64,85% da frota por lá, o que significa um carro a cada 3,62 habitantes. Já na Região Norte, o meio de locomoção mais utilizado é a motocicleta, aproximadamente, 64,32% da frota, ou uma moto a cada 100,44 pessoas.
Fonte: WEBTRANSPO / FOTO: DIVULGAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário