04/01/2012 | 17h48
Negócios serão focados em produtos Euro 3
Sueli Reis, AB
A antecipação de compra de veículos comerciais pesadosEuro 3 deve ocorrer com a intensidade esperada pelo setor no primeiro trimestre de 2012, projetou o presidente executivo da Fenabrave, Alarico Assumpção, durante a primeira coletiva de imprensa do ano realizada nesta quarta-feira, 4, em São Paulo. “O que não ocorreu no último trimestre de 2011 será observado neste primeiro trimestre: as compras do período estarão concentradas no Euro 3 e o principal fator para que isto ocorra é a diferença no preço com relação aos caminhões Euro 5.”
Pelas novas regras do Proconve P7, que entrou em vigor no domingo, 1º, a indústria só poderá produzir caminhões e ônibus dotados de tecnologia Euro 5, enquanto os caminhões Euro 3, produzidos até 31 de dezembro de 2011 e destinados ao mercado nacional poderão ser repassados às redes de concessionárias até 31 de março deste ano.
O novo presidente da Fenabrave, Flávio Meneghetti, em sua primeira coletiva à frente da entidade lembrou outro fator que deve impulsionar o segmento veículos pesados em geral. “Em ano eleitoral para municípios haverá fortes investimentos em infraestrutura, o que aumenta a necessidade de caminhões e máquinas para atender essa demanda.”
Bom ano
O mercado nacional de veículos pesados encerrou 2011 com a venda de 207.410 unidades, somando caminhões e ônibus, volume 11,54% superior ao registrado no ano anterior, quando foram comercializadas 19.188 unidades. No mesmo comparativo, as vendas de caminhões cresceram 9,69%, para 172.661 unidades, enquanto as de ônibus chegaram a 34.749 unidades, aumento de 21,73%. Os dois segmentos representaram 3,63% de participação nas vendas totais de veículos no ano passado, que somou 5,7 milhões, incluindo automóveis, comerciais leves, motocicletas e implementos rodoviários.
Em 2012, a Fenabrave projeta um crescimento de 9,6% nas vendas de caminhões para um total de 189.235 unidades. Ônibus devem somar 39.718 unidades, aumento de 14,30% ante 2011.
Ranking
As três líderes do segmento de caminhões, Volkswagen, que pertence à MAN, Mercedes-Benz e Ford, abocanharam 71,56% do mercado total em 2011: juntas entregaram 123.564 unidades. A VW liderou o ranking com 29,43% de participação e 50,8 mil caminhões vendidos, seguida pela Mercedes-Benz, com fatia de 24,55% e 42,3 mil unidades e Ford, 17,58% e 30,3 mil unidades.
Em 2011 as marcas chinesas ganharam destaque, como a Sinotruk, que aparece na sétima posição do ranking, atrás de Volvo, Iveco e Scania, com 879 caminhões vendidos durante o ano passado, segundo a Fenabrave, 44 unidades a mais que a Agrale, marca brasileira que ficou na oitava posição. A JMC, da Effa, aparece na décima colocação com 178 unidades comercializadas e a Foton encerra a lista, com duas unidades.
No ranking de ônibus, a Mercedes-Benz encerrou 2011 com 42,26% de participação do mercado com o total de 14.686 unidades. Volkswagen vem logo atrás, com 11.090 unidades e 31,91% de fatia do mercado, enquanto Marcopolo fechou com 11,38%, para 3.955 chassis.
Fonte: Automotive Bussines
Nenhum comentário:
Postar um comentário