Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

UFPA tem novos ônibus circulares para atender comunidade universitária

20.09.2011 20:00





A Universidade Federal do Pará conta com dois novos ônibus circulares. Um deles entrou em circuito nesta terça-feira, dia 20. São ônibus de grande porte, que servirão prioritariamente para o transporte interno e gratuito da comunidade universitária, no Campus Guamá. Os ônibus estão equipados para atender pessoas com deficiência, que utilizam-se de cadeiras de rodas. Os veículos também dispõem de ar condicionado e têm capacidade para 52 passageiros sentados. A expectativa é a de que os dois ônibus possam circular diariamente nos horários de maior demanda, diminuindo, assim, o tempo de espera dos passageiros nas paradas.






De acordo com o diretor de Infraestrutura da Prefeitura do Campus, Reinaldo Mota de Souza, o horário de circulação do transporte interno na UFPA é de 7h às 22h. Até a próxima segunda-feira, dia 26, apenas um dos novos ônibus estará rodando neste horário. Na próxima semana, a circulação será de dois ônibus das 7h às 12h; um ônibus das 12h às 14h; dois ônibus de 14 às 18h; e um ônibus das 18h às 22h. Os horários foram pensados de acordo com a demanda da comunidade acadêmica. Seguindo esse esquema, o tempo de espera nas paradas poderá ser reduzido de 25 para 15 minutos.

Além dos 52 assentos, o ônibus ainda pode transportar mais 48 passageiros em pé. Os dois ônibus juntos, portanto, dão lugar, em cada viagem, para cerca de 200 pessoas. Os novos ônibus substituem o antigo, o qual data de 1994 e tem capacidade para apenas 40 passageiros sentados. “Agora, os usuários desse transporte podem contar com acessibilidade, conforto e mais segurança”, afirmou Reinaldo Souza. Segundo o diretor, apenas haverá restrição com relação à utilização do ar condicionado de cada ônibus, o qual será reservado ao período de chuvas, a fim de reduzir gastos com combustível. A rota do ônibus circular da UFPA tem um total de seis quilômetros e 200 metros.


A Diretoria de Infraestrutura da Prefeitura do Campus destaca que, para o êxito do novo transporte, é necessário que haja colaboração das pessoas que dispõem de transportes particulares. Por serem de grande porte, os novos ônibus precisam de mais espaço para realizar manobras, o que implica em atenção redobrada na hora de estacionar os veículos dentro do Campus. Os pontos de estacionamento que devem ser evitados são aqueles que estão próximos às pontes de veículos, em frente ao Complexo Vadião, ao redor do prédio da Reitoria e do Centro de Eventos Benedito Nunes.

Texto: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre Moraes

Fonte: UFPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário