Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

CET defende incentivo ao transporte público para melhorar o trânsito


Domingo, 18 de setembro de 2011 - 21h53
SantosDa Redação
Créditos: Paulo Freitas

O presidente da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos), Rogério Crantschaninov, defende o incentivo ao uso do transporte público coletivo como medida para melhorar o trânsito na Cidade. Neste domingo, dia de abertura da Semana Nacional de Trânsito, ele classificou como “preocupante” o aumento da frota de carros e motos não apenas em Santos, mas em todo o País.

“A cadeia automobilística gera muitos empregos e, consequentemente, impostos. Só que ela gera também esse efeito (aumento de carros) que sobra para os municípios. Precisamos começar a mudar essa nossa matriz de mobilidade”, respondeu, quando questionado se as ações tomadas pela Prefeitura, como construção de ciclovias e campanhas educativas, são suficientes para melhorar o trânsito na Cidade.

O presidente da CET participou neste domingo da abertura da Semana Nacional de Trânsito, que tem como tema a Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020: Juntos Podemos Salvar Milhões de Vidas. 

A CET realizou uma ação de conscientização para adoção do movimento Faixa Viva, na Avenida Bartolomeu de Gusmão, em frente à Fonte do Sapo, na orla da praia de Santos.

Questionado sobre o preço do transporte público em Santos, considerado caro pela população, o presidente da CET respondeu que a falta de incentivos contribui para o alto custo do serviço, porque alimenta um “ciclo vicioso”. O motivo, afirma, é que a tarifa é atrelada à quantidade de usuários do sistema. 

“Com mais carros na rua, há mais congestionamentos e os ônibus também andam mais devagar. Quem está dentro do ônibus fica desestimulado a andar de ônibus, e isso diminui o número de passageiros. Quanto menos passageiros pagantes são transportados, menos gente contribui para pagar a tarifa e, assim, a tarifa aumenta, desestimulando ainda mais o uso do transporte público”.

Vítimas
O presidente da CET ressaltou a redução do número de vítimas no trânsito depois do início da campanha Faixa Viva. A companhia informou que os atropelamentos diminuíram 13% (de 62 para 54, em relação ao mesmo período do ano passado). Já o número de vítimas graves caiu 80% (de 5 para 1), enquanto o total de mortes foi reduzido em 85,7% (de 7 para 1).

“Uma morte no trânsito é uma morte violenta, inesperada, que interrompe o ciclo de uma pessoa, desarranja a família como um todo. São seis vidas poupadas desde o início da campanha”, declarou.

Fonte: Jornal A Tribuna Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário