Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

GO e DF podem ter ligação por BRT e trem

TER, 20 DE SETEMBRO DE 2011


Poder de decidir pertence ao Governo Federal

Custos de trem seriam financiados pela Capital Federal e União.



Goiás e Distrito Federal poderão ganhar uma ligação via trens ou até mesmo por meio de BRTs (Bus Rapid Transit, ou ônibus de trânsito rápido), ao menos, foi esse o assunto da reunião que aconteceu nesta segunda-feira, 19, entre Agnelo Queiroz, governador da Capital Federal, e Paulo Sérgio Passos, ministro dos Transportes.
José Walter Vazquez, secretário de Transporte do Distrito Federal, também presente no encontro, ressaltou que os empreendimentos teriam impactos positivos sobre o sistema urbano de Brasília, contudo lembrou que o comando em âmbito interestadual pertence à União. “Por isso estamos fazendo convênios. Para o trem, serão R$ 900 mil financiados pelo governo do DF e mais R$ 3,9 milhões do Federal. A partir daí teremos um projeto básico para a licitação”, explicou.
Esta iniciativa faz parte do Plano de Aceleração do Crescimento do Entorno, que ainda tem a perspectiva de integrar estações no metrô de Guará e no terminal da Rodoferroviária.
Outro assunto abordado no encontro foi a Saída Norte, na qual está prevista a licitação para a construção de um corredor verde até o fim de setembro, com previsão de conclusão do serviço em 2015. Para esta obra, pertencente ao PDTU (Plano Diretor de Transporte Urbano e Mobilidade), os recursos devem ser financiados por instituições financeiras internacionais como BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina).
“A saída norte terá um impacto muito grande no sistema de transporte de Planaltina de Goiás e Formosa. E por ser em uma rodovia federal precisa de uma articulação do governo federal para o projeto e também a gestão. O trecho em estudo é do Plano Piloto até Planaltina do Distrito Federal. Esperamos que esta obra esteja pronta até 2015”, finalizou Vazquez, que relembrou que nenhuma destas melhorias fazem parte do Plano de Mobilidade para a Copa do Mundo.
WEBTRANSPO / FOTO: DIVULGAÇÃO
http://www.webtranspo.com.br/passageiros/23395-go-e-df-podem-ter-ligacao-por-brt-e-trem

Nenhum comentário:

Postar um comentário