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terça-feira, 20 de setembro de 2011

Riode Janeiro - Prefeito apresenta a primeira estação BRT da cidade


RIO 2016

Estação-modelo, na Avenida das Américas, será uma das 39 paradas do BRT da Transoeste

20/09/2011  » Autor: Anna Beatriz Cunha / Fotos: Santos

Foto: Beth SantosO prefeito Eduardo Paes apresentou na manhã desta terça-feira, dia 20, a primeira estação-modelo de BRT (Bus Rapid Transit) da Transoeste, corredor expresso que ligará a Barra da Tijuca a Campo Grande e Santa Cruz e será concluído no primeiro semestre do ano que vem. Com 250 metros quadrados e capacidade para absorver até cinco mil passageiros por hora, esta estação está localizada na Avenida das Américas, na altura do número 7.607, e ficará disponível para a população conhecer o novo sistema. Outro modelo como este está sendo construído na rótula da Avenida João Paulo VI, em Guaratiba, e será finalizado ainda neste mês.

Esta obra faz parte de um pacote de melhorias e legado para a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, que inclui também os BRTs Transcarioca (em construção), Transolímpica (em licitação) e Transbrasil – fechando o sistema viário da cidade com um transporte mais rápido e totalmente segregado do tráfego de veículos. O BRT consiste num sistema de transporte público com ônibus articulados que circulam em vias exclusivas e por isso operam em velocidade maior do que uma linha de ônibus comum.

Foto: Beth SantosDepois de apresentar a primeira estação BRT do município, Paes disse que o transporte no Rio de Janeiro está passando por uma importante mudança:

- Isso daqui é mudança de paradigma na maneira como as pessoas se deslocam na cidade do Rio de Janeiro. Ano que vem vamos ter essa primeira linha de BRT ou "ligeirão" como já estão chamando. É uma mudança completa nos próximos quatro, cinco anos, na maneira como os cariocas hoje se deslocam nesses ônibus quentes, engarrafados, que demoram duas, três horas. A gente vai mudar completamente a qualidade de vida do carioca que usa transporte público. Aliás, vamos conseguir trazer para o transporte público um monte de gente que hoje engarrafa com os carros. Vai ser muito mais negócio pegar o Bilhete Único Carioca, entrar no BRT e se deslocar com uma enorme facilidade pela cidade. Hoje temos 15% das pessoas sendo transportadas em transporte de alta capacidade na cidade e vamos passar para pouco mais de 50% nos quatro, cinco anos.

Foto: Beth SantosAs 39 estações de BRT terão tamanho adaptado à demanda de cada local, podendo ter entradas com seis ou 12 catracas. Duas das maiores estações, com capacidade para 15 mil passageiros por hora, serão construídas na Avenida das Américas, na altura do Barrashopping, e em Santa Cruz, na altura do conjunto habitacional conhecido como Cesarão.

O prefeito também destacou a importância destas obras para a cidade e como um legado das Olimpíadas 2016:

- Esse é o grande legado das Olimpíadas. O mais importante é aquilo que vai ficar para a cidade. As Olimpíadas passam e esses benefícios vão ficar para toda a população, disse Paes.

Criado em Curitiba e exportado para diversas cidades, tais como Bogotá, Pequim e Johanesburgo, o BRT consiste num sistema de transporte público com ônibus articulados que circulam em vias segregadas e por isso operam em velocidade maior do que uma linha de ônibus comum. O embarque de passageiros se dá em estações com plataformas compatíveis com o piso dos veículos, reduzindo o tempo de embarque e os bilhetes são vendidos antecipadamente.
 
Foto: Beth SantosPor operar de forma troncal, os BRTs contribuem decisivamente para o reordenamento do sistema de transporte de uma cidade. A estimativa é que o tempo de espera do usuário seja muito curto, de um minuto a um minuto e meio, proporcionando intervalos menores entre os ônibus. Os veículos foram projetados para não abrir as portas fora das estações. Os sinais de trânsito das vias serão programados de forma que os ônibus dos BRTs sigam sempre sem interrupções.

As estações foram projetadas pensando em um ambiente sustentável, favorecendo a ventilação natural, com uma cobertura longa e captadores eólicos, que estarão sempre virados para o Sudoeste e farão uma ventilação forçada dentro da própria estação.

Foto: Beth SantosA Transoeste
 
A Secretaria Municipal de Obras iniciou em julho de 2010 as obras da Transoeste – corredor expresso de 56 quilômetros que vai ligar Barra da Tijuca a Campo Grande e Santa Cruz. A Prefeitura estima que o investimento total das obras seja de R$ 800 milhões, beneficiando cerca de 220 mil pessoas por dia.

As obras serão concluídas no primeiro semestre de 2012 – hoje 65% da intervenção já está finalizada. O traçado, dividido em cinco lotes, inicia no lote 0 (na altura dos shoppings Downtown e Città América), que ainda não foi licitado. Os lotes 1, 2, 3 e 4 – cujas obras estão em andamento - já foram contratados e licitados.
 
Foto: Beth SantosO sistema é totalmente segregado do tráfego geral, composto por linhas expressas e paradoras. O corredor central conta ainda com linhas alimentadoras dos bairros periféricos. O viaduto Orlando Raso, entre as avenidas das Américas e a Salvador Allende, já foi inaugurado, permitindo melhora no tráfego da região. O túnel da Grota Funda, considerado mais importante etapa da obra, já está totalmente perfurado e em fase de para instalação dos sistemas de segurança, ventilação e iluminação do túnel, além de execução da impermeabilização para prevenção de possíveis infiltrações nas abóbodas.


Fonte: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro

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