Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

sábado, 24 de setembro de 2011

Passageiros saltam de ônibus em movimento no Centro






Motorista abriu portas após princípio de incêndio. Sete pessoas ficaram feridas em acidente no Viaduto Diário Popular


Um acidente que deixou sete feridos e por pouco não terminou em tragédia na manhã desta quinta-feira, no Centro de São Paulo, aumentou uma estatística preocupante. Cerca de 120 colisões envolvendo ônibus são registradas por mês na cidade, uma média de quatro por dia. A causa pode ter sido uma pane elétrica seguida de falha do motorista. O Instituto de Criminalística fez perícia no local e o 1 DP vai apurar as causas.

O ônibus, que fazia a Linha 9203-10 (Metrô Conceição-Metrô Brás), descia o Viaduto Diário Popular logo após deixar o Terminal Dom Pedro 2 rumo à Zona Sul, quando o motorista percebeu que o estava motor soltando fumaça. "O pessoal começou a gritar e pediu para eu abrir as portas", disse o condutor, Leonardo Almeida, 51 anos. À polícia, o motorista disse que faltou freio e, por isso, saltou do veículo ainda em movimento. Ele não se feriu. O ônibus desceu cerca de 20 metros e parou ao bater numa mureta, sem atingir ninguém do lado de fora.

Sete mulheres ficaram feridas ao saltarem do ônibus. Seis foram levadas para hospitais da região com ferimentos leves. O caso mais grave era de uma passageira encaminhada pelo helicóptero Águia ao Hospital das Clínicas. O DIÁRIO não teve acesso ao estado de saúde dela na unidade, pois a polícia não informou os nomes das vítimas. Outra mulher continuava em observação à noite no Pronto-Socorro Vergueiro, com quadro estável.

Em dia/ Após a perícia, de acordo com a SPTrans, o veículo  seria  lacrado e encaminhado para vistoria no pátio do órgão, conforme procedimento em acidentes envolvendo ônibus. O  coletivo, que é da empresa Viação Tupi, do Consórcio Unisul, começou a circular em 2010 e foi vistoriado no dia 12 deste mês, segundo a SPTrans.

Motorista foi afastado preventivamente
O motorista  prestou depoimento na Central de Flagrantes do Brás e aguardará a investigação da Polícia Civil. A SPTrans informou que analisa todos os acidentes com ônibus do sistema municipal de transporte  para apurar as causas. Os condutores são afastados até que sejam verificadas as razões, o que ocorreu com Leonardo Almeida. Caso seja constatado que não praticou os conceitos de direção defensiva, ele terá de passar por reciclagem.

Segundo José Alves Ferreira, diretor assistente do Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores no Transporte Urbano de São Paulo,  Leonardo disse que houve uma pane elétrica e acabou se apavorando. "É sempre importante manter a calma", alerta Ferreira, sem culpar o colega.

"Só a perícia vai dizer de fato o que aconteceu." Segundo o diretor, Leonardo tem 20 anos de experiência e nunca havia se envolvido em acidente. A Viação Tupi, onde o motorista está há oito anos,  não quis se pronunciar.

SPTrans fiscaliza ônibus diariamente
A SPTrans afirma que os ônibus de São Paulo não circulam sem condições. O órgão  conta com 648 agentes para vistoriar diariamente  limpeza, conservação e itens de segurança. Quando um veículo é flagrado em condições que comprometam o transporte, é lacrado e só volta a circular após os reparos  e nova vistoria.

Viaduto foi interditado por duas horas
O Viaduto Diário Popular ficou totalmente interditado das 7h40 às 9h40 da manhã, de acordo com a SPTrans. Onze equipes do Corpo de Bombeiros foram atender as vítimas. Por conta do acidente, o trânsito ficou ruim durante toda a manhã na região, com congestionamentos na Avenida Rangel Pestana e no Viaduto Alcântara Machado.


Fotos: Pedro Henrique Marques, Bruno G.Talbert e Nelson Antoine.


Fonte: http://www.diariosp.com.br/_conteudo/2011/09/140551-passageiros+saltam+de+onibus+em+movimento+no+centro.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário