Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

terça-feira, 27 de julho de 2010

Os seis ônibus articulados da Linha Verde que usam 100% de combustível a base de soja (B-100) ampliaram a quilometragem rodada em 233%.


Ônibus aumentam quilometragem rodada

Aumento foi autorizado pela ANP


Os seis ônibus articulados da Linha Verde que usam 100% de combustível a base de soja (B-100) ampliaram a quilometragem rodada em 233%. De acordo com a URBs (Urbanização de Curitiba S/A) os veículos estão rodando aproximadamente 60 mil quilômetros por mês.


Autorizado pela ANP (Agência Nacional do Petróleo) o aumento é necessário para validar testes de combustíveis alternativos. A agência também autorizou a URBs a aumentar a quantidade de biocombustível para os testes. Agora, cada empresa parceira do programa tem direito a 50 mil litros de biocombustível por mês para usar nos ônibus.

A nova quilometragem representa 50% dos descolamentos dos ônibus articulados da Linha Verde. Ou seja, metade das viagens do transporte público por meio do novo eixo da cidade é feita com biocombustível, poluindo menos o ar.

Os testes começaram em agosto do ano passado na Linha Verde e, na ocasião, cada um dos seis veículos rodavam perto de 2.500 quilômetros por mês. Em julho de 2010, a quilometragem passou para dez mil quilômetros. Dos 12 ônibus que percorrem a linha verde, seis são movidos biocombustível à base de soja.

Um levantamento realizado nesse primeiro ano de testes demonstra que o uso do biocombustível é responsável pela redução de até 25% de opacidade (fumaça), e também de até 30% de monóxido de carbono, um dos gases que contribui para o aquecimento global.

Fonte: Webtranspo - Foto: Divulgação
http://www.webtranspo.com.br/passageiros/18993-urbs-amplia-testes-com-biocombustivel

Nenhum comentário:

Postar um comentário