Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Carris entrega 32 ônibus novos à população

Foto: Cristine Rochol/PMPA
Além desses 32 veículos, outros 37 passarão a circular ainda em 2010

Além desses 32 veículos, outros 37 passarão a circular ainda em 2010

Foto:
Fortunati (E) destacou esforços para qualificação do transporte coletivo

Fortunati (E) destacou esforços para qualificação do transporte coletivo

Trinta e dois novos ônibus, que passam a circular na próxima semana, foram apresentados pela Carris na manhã desta quinta-feira, 15. Dos 32 veículos, 12 substituirão carros antigos e 20 serão acrescidos à frota, que passará a ter 361 ônibus. No ato, que ocorreu no Largo Glênio Peres, Centro Histórico, o prefeito José Fortunati destacou os esforços para qualificar o transporte coletivo da cidade. “Temos uma frota com idade média inferior a cinco anos em Porto Alegre, 30% dos ônibus têm ar-condicionado e 35% contam com acesso universal”, afirmou. (Veja galeria de fotos) (Veja vídeo)

Fortunati frisou que, a partir deste ano, todos os ônibus precisarão ter acessibilidade para pessoas com deficiência, o que demonstra a preocupação da cidade em atender toda a população. “O investimento fundamental da cidade continuará sendo em transporte coletivo”, enfatizou o prefeito, anunciando que a Associação das Empresas de Transporte de Passageiros de Porto Alegre (ATP) também renovará sua frota durante o ano.

O diretor-presidente da Carris, João Pancinha, ressaltou que nos 138 anos da Carris, Porto Alegre sempre buscou a qualificação e a renovação da frota. “Possuímos uma das frotas mais jovens das capitais brasileiras. Estamos nos preparando para atender à população e à demanda para a Copa de 2014”, disse. Foram investidos cerca de R$ 17 milhões nos novos carros. A empresa conta com cerca de 1,9 mil colaboradores, operando em 27 linhas da cidade.

Os novos veículos - são 25 modelos Volvo B7R LE equipados com um aparato moderno que oferece mais conforto a usuários, motoristas e cobradores, além de sete veículos articulados modelo Mercedez-Benz modelo 0500MA, ano 2010. Os ônibus contam com ar-condicionado e entradas low entry, dotadas de um mecanismo conhecido como sistema de "ajoelhamento", que baixa a parte dianteira do carro para facilitar o embarque e desembarque dos usuários. Para atender às necessidades dos passageiros cadeirantes, o veículo tem uma rampa de acessibilidade que sustenta até 250 quilos.

Outro destaque são os sete veículos articulados modelo 0500MA, que a empresa também colocará em circulação. Maiores e mais confortáveis, os carros têm lotação de 58 passageiros sentados e podem receber até 72 pessoas em pé. Para um desembarque de passageiros mais seguro, o ônibus é dotado de um monitor LCD 7" no posto do motorista, que transmite imagens da porta traseira. O modelo conta com acesso aos deficientes físicos e uma vaga para cadeirante.

As linhas atendidas pelos novos bveículos, em um primeiro momento, serão T2A, 343 (Campus-Ipiranga) e T11. Ainda em 2010 a empresa colocará em circulação mais 37 veículos novos.


Fonte: Prefeitura Municipal de Porto Alegre

http://www2.portoalegre.rs.gov.br/portal_pmpa_novo/default.php?p_noticia=129870

Nenhum comentário:

Postar um comentário