Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Novos ônibus serão utilizados no transporte coletivo de Foz do Iguaçu

20/07/2010
Notícias de Foz do Iguaçu por: Clickfoz com Agência Municipal de Notícias
O prefeito Paulo Mac Donald de Foz do Iguaçu em companhia do Diretor Superintendente do Foztrans, Ailton José de Farias estiveram na segunda-feira (19) na garagem da empresa Irmãos Rafagnin conferindo os 10 novos ônibus, que passaram a circular na cidade até o final desta semana.

Mac Donald aproveitou para adiantar que a partir de uma licitação um novo sistema de transporte coletivo será implantado no município.

Com base no estudo realizado “o novo sistema permitirá linhas racionalizadas, evitando sobreposição, como era anteriormente. Conseqüentemente isso reduz os quilômetros percorridos pelos ônibus, aumentando a freqüência. Desta forma também diminui o tempo médio de espera no ponto, de meia hora para 10 minutos. O resultado é a economia e mais conforto para a população”, informou Mac Donald.

Foto: Christian Rizzi - AMN
O ônibus utilizados no transporte de Foz do Iguaçu devem ser renovados a cada 10 anos de uso


Diferenciais - O novo modelo a ser exigido na licitação está preparado para atender os portadores de necessidades especiais, obesos e idosos como estabelece a legislação. Segundo o gerente geral da empresa Rafagnin Transportes, Juliano Ribeiro, independentemente do processo licitatório a renovação da frota precisa acontecer gradativamente, na medida em que a finda a vida útil dos veículos.

Na aquisição dos novos ônibus que atende também renovação de frota em outras cidades onde o grupo mantém serviços, Ribeiro informou que o novo modelo tem muitas melhorias. Citou como exemplo o assento do motorista que tem apoio de cabeça e regulagem pneumática e o aumento para quatro saídas de emergência, todas na lateral. “No elevado de acessibilidade para o cadeirante, fizemos um projeto de mudança na mecânica, diferente do convencional junto a fabrica de carroceria. Criamos uma caixa blindada, para o motor ficar do lado de fora do veículo, o que permitiu a diminuição do ruído no interior do veículo. Isso também facilita na manutenção preventiva e ficou bem mais interessante o projeto”, identificou Ribeiro.

Nova licitação - De acordo com o diretor-superintendente do Foztrans, Ailton José de Farias, a publicação do edital de licitação deve acontecer até o final do mês de agosto. Na seqüência as empresas interessadas têm até o dia 17 de setembro para apresentar as propostas. Posteriormente a comissão de licitação irá analisar as proposta e definir a empresa ganhadora. “A população será beneficiada, em razão da redução, pela metade, no tempo de deslocamento, bem como a redução do tempo de espera no ponto de ônibus, de cinco a 10 minutos”. Informou ainda que “todas as empresas da cidade realizam a renovação da frota, trocando os ônibus regularmente, após 10 anos de uso, conforme a previsão legal”.

Fonte: ClickFoz
http://www.clickfozdoiguacu.com.br/foz-iguacu-noticias/novos-onibus-serao-utilizados-no-transporte-coletivo-de-foz-do-iguacu-6238

Nenhum comentário:

Postar um comentário