Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

sábado, 10 de julho de 2010

Novo roteiro da linha turística desloca residentes da Zona Leste de Santos

10 de julho de 2010

Zona Noroeste

De A Tribuna On-line


Créditos: Nirley Sena
Inaugurado neste sábado, o novo roteiro da linha turística Conheça Santos, que envolve a Zona Noroeste, poderia até se chamar Redescubra Santos. Na manhã de hoje, a maioria dos passageiros era formada por moradores da própria Cidade.

Entre esses ‘turistas residentes’ estavam pessoas que vivem na Zona Leste e
quase nunca se deslocam para o outro lado da área insular.

Ruy de Oliveira Júnior, engenheiro naval carioca que se mudou para Santos há dois anos, a esposa Daniela e os filhos Thiago e Júlia, tivo de trabalho, estavam fazendo o passeio. “Nós só conhecíamos essa região de passar de carro por aqui”, afirmou o engenheiro.

E entre os 67 passageiros que participaram da viagem-piloto à Zona Noroeste, há até os que conhecem muito bem o local, mas há anos não aparecem por lá. Eunilia Mendonça, santista de 79 anos, é uma delas. Chegou a morar na região e a lecionar em uma escola municipal do bairro Santa Maria a partir de 1961. Época em que as enchentes, lembra ela, impediram muitas aulas de acontecer.

“No dia da inauguração da escola, teve uma enchente forte e tivemos que assinar o ponto na rua. Não teve aula”. Este ainda é o principal problema desse lado da Cidade.

O novo roteiro da linha Conheça Santos é uma terceira opção de passeio pela área insular. O roteiro convencional é feito pelas zonas da Orla, Intermediária e Central, com visita a 11 pontos, mas é possível fazer apenas um passeio panorâmico, sem sair do microônibus.

Outra alternativa é a linha dos morros, inaugurada no mês passado e com saídas quinzenais, aos finais de semana.

Já a rota pela Zona Noroeste terá, até setembro, periodicidade mensal. O próximo, em agosto, deve ocorrer na segunda quinzena para ficar próximo do aniversário da região, comemorado no dia 29. Depois, caso haja boa adesão neste período de teste, as viagens passam a ocorrer a cada quinzena, sempre aos finais de semana, em alternância com o roteiro dos morros.

Neste sábado, os três microônibus saíram da Praça das Bandeiras, no Gonzaga, praticamente lotados, transportando ao todo 67 passageiros. Eles entram no Canal 1 e sobem o Morro Nova Cintra para acessar a Zona Noroeste.

Créditos: Nirley Sena
Créditos: Nirley Sena
Créditos: Nirley Sena
Créditos: Nirley Sena
Créditos: Nirley Sena
Créditos: Nirley Sena

Nenhum comentário:

Postar um comentário