Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Ônibus a hidrogênio começa a rodar em até três meses

8 de julho de 2010
Ônibus circula pelas ruas de São Paulo

Ônibus circula pelas ruas de São Paulo

Metro

Um ônibus movido a hidrogênio começa a circular com passageiros antes do final do ano em várias linhas do corredor ABD (São Mateus – Jabaquara) da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), em São Paulo. A expectativa é a de que, na Copa do Mundo de 2014 e nas Olimpíadas de 2016, o Brasil já utilize esse tipo de veículo, que é capaz de reduzir a poluição do ar nas grandes cidades.



Segundo Ivan Carlos Regina, da gerência de planejamento da EMTU, não existem diferenças significativas de desempenho operacional entre esse ônibus e os convencionais. A diferença se dá no aspecto da poluição ambiental, pois o ônibus movido a hidrogênio não apresenta nenhuma emissão de material particulado (mistura de poeira e fumaça) ou gases de efeito estufa.



Ônibus semelhantes aos modelos paulistanos já estiveram em uso nos Jogos de Inverno de Vancouver. Mas, de acordo com especialistas, por conta do custo mais alto na fabricação, a popularização desse tipo de veículo ainda deve demorar algumas décadas.



Em São Paulo, por exemplo, o projeto do ônibus a hidrogênio que agora está sendo testado pela EMTU já tem mais de dez anos.



Redação: João Vitor Mazini


Fonte: Band

http://www.band.com.br/jornalismo/cidades/conteudo.asp?ID=326462



Nenhum comentário:

Postar um comentário