Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Olinda sedia Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Transporte Urbano

07/06/10

Encontro marca os 20 anos do Fórum e vai discutir as políticas de acessibilidade e mobilidade urbana implementadas no Brasil

Por Rute Pajeú

Durante o Fórum, secretários vão buscar alternativas para tornar o espaço público acessível. Um dos exemplos será o de Olinda, que renovou a frota do transporte complementar por micro-ônibus com rampas de acessibilidade – Foto: Passarinho/Pref.Olinda

Durante o Fórum, secretários vão buscar alternativas para tornar o espaço público acessível. Um dos exemplos será o de Olinda, que renovou a frota do transporte complementar por micro-ônibus com rampas de acessibilidade – Foto: Passarinho/Pref.Olinda

Na próxima quinta e sexta-feira (10 e 11 de junho), Olinda sedia a 72ª Reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Transporte Urbano e Trânsito. O evento promovido pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) será realizado com o apoio da Prefeitura de Olinda e do Fundo Nacional dos Prefeitos. “O Fórum é o órgão máximo consultivo que trata das políticas públicas relacionadas às leis de trânsito e transporte que vigoram no País. As reuniões acontecem quadrimestralmente e Olinda foi a cidade escolhida para sediar o encontro que marca os 20 anos de atividade do Fórum”, explicou o secretário de Transportes, Controle Urbano e Ambiental de Olinda, João Luiz da Silva Júnior.

A solenidade de abertura, prevista para às 9h da quinta-feira (10), contará com a presença do governador de Pernambuco, Eduardo Campos; do prefeito de Olinda, Renildo Calheiros; do presidente do Fórum, Dílson Peixoto; do presidente da ANTP, Ailton Brasiliense Pires; além do diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Alfredo Peres da Silva; do secretário Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana (SEMOB), do Ministério das Cidades, Luiz Carlos Bueno; e do secretário João Luiz da Silva Júnior. A 72ª Reunião do Fórum Nacional acontece na sede da Prefeitura de Olinda.

MOBILIDADE

As políticas de acessibilidade e mobilidade urbana é um dos principais temas a ser discutido durante o Fórum. Secretários e dirigentes públicos de todo o Brasil vão buscar alternativas para implementar ações que possibilitem a construção de um espaço público acessível a todos. Um dos exemplos será o da cidade de Olinda, que em março de 2010 renovou toda a frota do transporte público complementar, substituindo Kombis e Vans por micro-ônibus com rampas de acessibilidade. Durante o encontro ainda serão expostas as experiências do Táxi Acessível de Campinas (SP) e Curitiba (PR).

A aprovação da PL da Mobilidade (Projeto 694/95), que prevê a definição das diretrizes nacionais para o transporte coletivo urbano, também ganha espaço no Fórum Nacional dos Secretários. O tema será abordado na sexta-feira (11), durante a discussão da Política Nacional de Mobilidade Urbana, que terá como coordenador o presidente do Fórum Nacional, Dílson Peixoto, e contará com a participação do secretário da SEMOB, Luiz Carlos Bueno; Renato Boareto, do Instituto de Energia e Meio Ambiente; do secretário de Transportes de Canoas (RS), Luis Carlos Berlotto; e do secretário executivo da Frente Parlamentar de Transporte Público, Ivo Palmeira.


Fonte: Prefeitura de Olinda

http://www.olinda.pe.gov.br/transporte/olinda-sedia-forum-nacional-de-secretarios-e-dirigentes-de-transporte-urbano

Nenhum comentário:

Postar um comentário