Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Campinas-Frota do InterCamp recebe mais 102 ônibus novos acessíveis

A Prefeitura de Campinas, por meio da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC) e da Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc), deu início à entrega de mais 102 ônibus novos e acessíveis para a frota do sistema de transporte coletivo municipal, o InterCamp, nesta quinta-feira, 22 de julho.

O prefeito Dr. Hélio de Oliveira Santos e o secretário municipal de Transportes, Sérgio Torrecillas, apresentaram nesta quinta-feira os primeiros 49 veículos em cerimônia realizada na Praça Arautos da Paz. Os demais 53 veículos serão gradativamente incorporados à frota até o fim do mês de agosto. A cerimônia, que integra a programação do aniversário de 236 anos de Campinas, também foi acompanhada pelo prefeito de Limeira, Silvio Felix, que visita a cidade.

Com a entrega destes 102 novos veículos, a idade média da frota de veículos do InterCamp, que já era uma das mais baixas do país, cai de 3,94 para 3,65 anos. Vale destacar que o contrato de concessão do InterCamp prevê que a idade média da frota não pode passar de 5 anos.

“A frota nova traz mais qualidade e acessibilidade no transporte, promovendo a possibilidade de as pessoas deixarem seus carros em casa, o que contribui diretamente para a melhoria da qualidade do trânsito na cidade”, destacou o prefeito Dr. Hélio.

De acordo com a EMDEC, a nova frota beneficiará mais de 50 mil usuários na cidade. Com esses novos veículos, agora, Campinas crava a marca de 78% de renovação da frota do transporte público, desde a implantação do InterCamp.

Vale destacar ainda que, dos 102 veículos que serão entregues, 62 substituirão modelos mais antigos e outros 40 chegam para ampliar a frota do InterCamp. O sistema passará a contar, em agosto, com 1260 ônibus e miniônibus, sendo 374 adaptados com elevadores ou rampas - 30% da frota do transporte público estará dotada de equipamentos para garantir a acessibilidade.

Regiões beneficiadas
Dos primeiros 49 veículos apresentados, nesta quinta, 26 ônibus adquiridos pela Onicamp vão atender à região do Nova Europa, Parque Jambeiro e Parque Oziel; outros 20, comprados pela VB 1, beneficiarão a região do Ouro Verde; e os outros três vão atender à região do Campo Grande (3 biarticulados da Itajaí). A operação desse ônibus nas ruas será imediata.

Já os demais veículos, 53 ônibus acessíveis, estarão alocados nas seguintes áreas: 30 ônibus nas regiões do Ouro Verde e Campo Belo (sendo 10 convencionais acessíveis e 20 articulados acessíveis da empresa VB 1); 21 veículos vão atender Sousas e a região Parque Prado, cujas obras da Estação de Transferência estão em processo de finalização. Esses ônibus são das empresas VB e Padova; e, mais dois veículos acessíveis (um biarticulado e um articulado) são da Itajaí e vão circular na Região do Campo Grande.

“Esta entrega tem uma dupla importância para a cidade porque, além de garantir a renovação da frota, também amplia o atendimento do sistema e dá uma demonstração clara de que a população volta a confiar e querer usar o transporte público”, destacou o secretário Torrecillas.

Segundo cálculos da EMDEC, os investimentos na aquisição dos 102 veículos, feitos pelas concessionárias do sistema, são da ordem de R$ 33 milhões.


Fonte: EMDEC

http://www.emdec.com.br/eficiente/sites/portalemdec/pt-br/site.php?secao=noticiasgerais&pub=3813



Autor: Denise Pereira e Stephan Campineiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário