Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

sábado, 19 de abril de 2014

São Paulo - Parada de Taipas ganhará 1,5 km de faixa exclusiva para ônibus

16:20 17/04/2014


Avenida Elísio Teixeira Leite, na Parada de Taipas, ganhará a partir da próxima terça-feira (22) 1,5 km de faixa exclusiva a direita, em ambos os sentidos da via. Desde janeiro do ano passado, 325,9 km foram implementados na cidade


A Prefeitura de São Paulo implantará a partir da próxima terça-feira (22) mais 1,5 Km de faixa exclusiva à direita para ônibus, em ambos os sentidos da avenida Elísio Teixeira Leite, no trecho entre a Rua Ângelo Gayoto e a Rua Ilha da Juventude, em Parada de Taipas, na região noroeste da Cidade. Os coletivos terão prioridade de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h no sentido Centro e das 17h às 20h em direção ao Bairro.

Pela Elísio Teixeira Leite, no trecho da implantação, passam 13 linhas de ônibus municipais, transportando em média 130 mil passageiros por dia útil. No sentido Centro, a freqüência média é de 105 ônibus por hora no pico manhã. Já no sentido Taipas (Bairro), o volume médio é de 90 ônibus por hora no pico tarde.

Por meio da Operação Dá Licença Para o Ônibus, que tem como objetivo priorizar a circulação do transporte coletivo, a cidade chegará a 325,9 Km de faixas exclusivas implantadas desde janeiro do ano passado. Uma pesquisa desenvolvida pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a SPTrans apontou que, em média, cada usuário de transporte público economizou 38 minutos do seu dia com as novas faixas exclusivas.

Fiscalização
A ativação terá um período de adaptação, quando os agentes de trânsito irão orientar os motoristas para não invadirem o espaço nos horários definidos para a exclusividade dos ônibus. Daqui a duas semanas, a partir do dia 5, a fiscalização será intensificada na via.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar na faixa exclusiva à direita de ônibus é uma infração leve, com perda de três pontos na carteira e multa de R$ 53,20.

Fonte: Prefeitura de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário