Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Rio de Janeiro - Prefeitura inaugura via de acesso do sistema BRT Transcarioca


12/04/2014 16:57:00  » Autor: Ricardo Albuquerque / Fotos: J.P. Engelbrecht

O prefeito Eduardo Paes inaugurou, neste sábado (12/04), a Avenida Engenheiro Hermano Cezar Jordão Freire, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. Com um quilômetro de extensão, a nova via representa mais uma importante intervenção viária do BRT Transcarioca — corredor expresso de ônibus que ligará a Barra à Ilha do Governador — para desafogar o trânsito da Linha Amarela em direção ao Península e ao Via Parque.


Paes garantiu que o BRT Transcarioca entrará em operação em junho:


— A Transcarioca é uma obra inspirada na Copa do Mundo, mas que atenderá todo o subúrbio da Zona Norte e mudará a realidade da cidade, por ser a principal intervenção de mobilidade urbana de todo o Brasil neste período da Copa.

O prefeito enalteceu a importância da nova avenida e lembrou que há 40 anos a cidade estava sem receber investimentos de porte para agilizar a mobilidade urbana.

— Se olhar com atenção, qualquer intervenção que incomoda o trânsito tem a ver com mobilidade. A nossa intenção é melhorar lá na frente, garantindo transporte de alto conforto e qualidade — explicou.


A Avenida Engenheiro Hermano Cezar Jordão Freire tem formato em "Y" e passa por baixo da Ponte Estaiada Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales, cujas entradas serão possíveis por essa ponte ou pela Avenida Ayrton Senna, com saída na Avenida João Cabral de Melo Neto, atrás do Via Parque. A intervenção permite aos motoristas usar duas faixas em sentido único em direção à Barra.



De acordo com a CET-Rio, mais de 1.300 veículos cruzam a Avenida Ayrton Senna em direção à Península, nessa altura do Via Parque, e a estimativa é que passarão a utilizar a nova avenida, descongestionando esse trecho da Ayrton Senna. A intervenção teve duração de um ano e meio e investimento de R$ 20 milhões e integra o complexo de obras da Transcarioca, corredor expresso de ônibus que ligará a Barra da Tijuca à Ilha do Governador.



 

O secretário municipal de Obras, Alexandre Pinto, disse que a nova avenida contribuirá para a operacionalidade do sistema BRT:


— O mais importante é que esta avenida, apesar de ser uma obra viária, vai permitir uma melhor operação do próprio sistema BRT. Com o fim dos retornos em "I" e em breve dos sinais de trânsito, a fluidez do sistema BRT será, em muito, beneficiada por não ter nenhum sinal de trânsito ao longo do percurso — explicou o secretário.



A sinalização da via já está implantada nos acessos e para orientar os motoristas, nesses primeiros dias, a CET-Rio vai instalar quatro painéis móveis. Com a inauguração da avenida, a Ayrton Senna não terá mais nenhum cruzamento para veículos. Os sinais permanecerão para travessia de pedestres até que as passarelas estejam concluídas.



Sobre Hermano Freire



Hermano Cezar Jordão Freire nasceu em 1924, formou-se em Engenharia pela Escola Poltécnica do Rio de Janeiro e fundou uma das maiores empreiteiras do Brasil, a Engenharia e Construções S.A (Esusa).


Eleito o "Homem da Construção Civil", em 1979, ele é responsável por diversas obras de melhorias da cidade, como a duplicação da Avenida Atlântica, a urbanização da Lagoa Rodrigo de Freitas e da orla de Ipanema, Pré-metrô, Parque Aquático do Maracanã, construção de estradas e obras do sistema de habitação do BNH.


Atuou em praticamente todos os estados do Brasil e também no exterior. Foi vice-presidente do Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada (Sinicon), do Sindicato Da Indústria da Construção Civil (Sinduscon), e vice-presidente da Câmara Comunitária da Barra.


Hermano foi um dos pioneiros da Barra da Tijuca. Mudou-se em 1979 para o Condomínio Nova Ipanema onde morou até seu falecimento em 2013. Foi membro do Colegiado de Nova Ipanema por mais de 20 anos, atuando como Diretor de Obras e Presidente das Comissões de Vigilância e Patrimônio por diversas vezes. Lutou pelo desenvolvimento e pelo saneamento da Barra da Tijuca e é considerado um homem voltado para o trabalho e à família. Era casado com Corina Hermanny Freire, com quem teve quatro filhos.  

Fonte: Prefeitura do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário