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sábado, 26 de abril de 2014

Alckmin inicia obras do 2º trecho do Corredor Itapevi – São Paulo (Jandira – Carapicuíba)


23/04/2014

O governador também assinou a Ordem de Início para Execução dos Projetos do BRT Metropolitano Itapevi-Cotia, totalmente voltado para a sustentabilidade ambiental
O governador Geraldo Alckmin autorizou nesta quarta-feira (23/04), em Jandira, o início das obras do segundo trecho do Corredor Itapevi - São Paulo. São 8,8km de extensão entre Jandira e Carapicuíba e previsão de atendimento diário a 33 mil usuários.
A EMTU/SP, empresa vinculada a Secretaria dos Transportes Metropolitanos, é a gestora do empreendimento. As obras serão realizadas pelo Consórcio Equipav – Empo (Equipav Engenharia Ltda. e Empo - Emp. Curitibana de Saneamento e Construção Civil Ltda.) e o valor do contrato é de R$ 94,9 milhões. A previsão de conclusão é abril de 2015.
Além do viário, nesse trecho será construído o Terminal Carapicuíba, uma estação de transferência (Barueri) e dez estações de embarque e desembarque.
Itapevi – Cotia
O BRT Metropolitano Itapevi – Cotia, que terá a Ordem de Início dos projetos assinada pelo governador, é um projeto totalmente voltado para a sustentabilidade ambiental. O CONSÓRCIO BRT OESTE (empresas Encibra S.A. Estudos e Projetos de Engenharia e Sistran Engenharia Ltda.) será responsável pelos projetos.
O empreendimento, de R$ 160 milhões,  terá paradas com teto verde, característica que propicia conforto térmico aos usuários. Utilizará lâmpadas LED que proporcionam economia de energia. O pavimento intertravado nas calçadas e canteiros de captação das águas das chuvas vão proporcionar a permeabilidade do solo. Outras características previstas: módulos para drenagem que guiam o crescimento das raízes das árvores para evitar rachaduras da calçada e da via; arborização dos espaços públicos no percurso do corredor e captação de águas pluviais e reuso de água nos terminais.
Com 9,4km de extensão, o Corredor Itapevi-Cotia ligará os dois municípios a partir do Terminal Metropolitano de Cotia, situado junto à Rodovia Raposo Tavares, até o futuro Terminal Engenheiro Cardoso, fazendo conexão com o Corredor Metropolitano Itapevi - São Paulo (em obras). A previsão é de que as obras sejam concluídas no final de 2015.
Itapevi – São Paulo (outros trechos)
O Corredor Metropolitano Itapevi - São Paulo, importante via de ligação projetada para conectar os municípios do eixo oeste da Grande São Paulo, tem a extensão total de 23,6 km, abrangendo os municípios de Itapevi, Jandira, Barueri, Carapicuíba, Osasco e São Paulo (zona oeste) que, juntos, somam 12,5 milhões de habitantes.
Itapevi – Jandira (5 km) – em obras
No trecho há quatro frentes de obras com a mobilização de 20 equipamentos e cerca de 100 trabalhadores. Estão em execução os trabalhos de drenagem de águas pluviais, canalização e terraplenagem. Serão construídos: Terminal Itapevi, três Estações de Transferência, 10 estações de embarque e desembarque, viaduto sobre a Rua Ameríndia e passarela sobre a via férrea. A conclusão está prevista para novembro de 2014, com estimativa de transportar, no trecho, 10 mil passageiros / dia. Nesse trecho estão sendo investidos R$ 57,7 milhões.

Terminal Carapicuíba – Terminal km 21 (Osasco) – em licitação 
Com valor previsto no edital de R$ 90,6 milhões e extensão de 2,2km, tem previsão de início de obras no 2º trimestre de 2014 e conclusão no 2º trimestre de 2015. O edital de obras do trecho foi publicado no Diário Oficial do Estado em 17/04/2014. Obras previstas: Terminal de Integração km 21 (Osasco) com integração física com a CPTM, mais duas Estações de Embarque e Desembarque, viaduto em Carapicuíba e alças de acesso. Estimativa de usuários/dia: 33 mil (junto com o trecho Jandira – Carapicuíba).

Km 21 Osasco – Terminal Vila Yara (Osasco) – em projeto
O investimento previsto é de R$ 106 milhões. Com 7,6km de extensão, tem estimativa de transportar 90 mil usuários/dia. Obras previstas: Terminal de Integração (Vila Yara) e 18 estações de embarque e desembarque. Encontra-se na fase de elaboração de projetos, com previsão de início de obras no 4º trimestre de 2014 e prazo estimado de obras de 12 meses.

 EMTU

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