Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

sábado, 26 de abril de 2014

Curitiba - Licitação do metrô será operacionalizada pela BM&F Bovespa

25/04/2014 10:58:00

principal


A licitação do metrô de Curitiba será operacionalizada pela BM&F Bovespa.  Os detalhes do contrato entre a Bolsa e a Prefeitura estão sendo definidos esta semana. O objetivo do Município ao contratar a BM&F Bovespa é garantir a máxima transparência e credibilidade do processo, que consistirá numa licitação internacional para definição da empresa responsável pela implantação do metrô e operação do sistema por 35 anos.
O primeiro trabalho da Bolsa será uma análise técnica da minuta do edital da licitação. Esse procedimento será o último passo antes do envio do edital para homologação pela Comissão de Gerenciamento do Programa Municipal de Parcerias Público-Privadas (CGPP), formada por representantes de várias secretarias e órgãos municipais. A minuta foi entregue esta semana à BM&F Bovespa e a expectativa é que a análise esteja concluída em até 10 dias.
Uma vez homologado pela CGPP, o edital estará pronto para publicação. A partir daí, as empresas interessadas terão 45 dias para apresentar suas propostas. Tanto a entrega das propostas quanto o leilão que definirá o vencedor da licitação – em caso de haver mais de um concorrente –  ocorrerão nas dependências da Bolsa, em São Paulo.
A BM&F Bovespa também prestará assessoria à comissão especial que será formada para a fase de habilitação dos interessados.
Transparência
A garantia de transparência na licitação do metrô tem sido uma preocupação desde o início do processo. Em janeiro, a Prefeitura realizou uma audiência pública sobre o assunto, que reuniu cerca de 500 pessoas. A consulta pública pela internet teve 5.952 acessos. As duas oportunidades resultaram em 65 contribuições, que foram analisadas pela Comissão de Gerenciamento do Programa Municipal de Parcerias Público-Privadas (CGPP).
O projeto
O primeiro trecho da chamada Linha Azul do Metrô de Curitiba terá extensão de 17,6 quilômetros, entre o bairro CIC-Sul e o Terminal do Cabral. Nesse trecho – que deverá estar em operação em 2019 – serão implantadas 14 estações.
O modelo idealizado para a operação do Metrô de Curitiba é uma parceria público-privada (PPP), pela qual a Prefeitura concede o direito de operação do modal à iniciativa privada, por um prazo de 35 anos.

Fonte: Prefeitura de Curitiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário