Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

segunda-feira, 14 de abril de 2014

DF - "Turismo Cidadão" já tem agendamento até agosto

Segunda, 14 Abril 2014 19:33

Da Redação, com informações da Secretaria de Turismo

"Turismo Cidadão" já tem agendamento até agosto
Foto: Mary Leal / Arquivo


Pontos turísticos da capital do país serão apresentados a crianças, idosos e grupos de risco
BRASÍLIA (14/4/14) – O programa "Turismo Cidadão", lançado na semana passada, já agendou visita aos pontos turísticos para 15 instituições, entre escolas, igrejas e casas de idosos. Cerca de 40 passeios já estão marcados até o mês de agosto. O projeto visa promover o turismo cívico-pedagógico, prioritariamente, nas escolas de ensino médio, grupos de risco e idosos.

O conteúdo dos passeios é adequado de acordo com o público. As crianças que participarem do programa receberão uma cartilha, ilustrada pelo cartunista Ziraldo, com conteúdo elaborado pela Secretaria de Turismo do DF (Setur). O foco é a história de Brasília, o papel dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e a importância do título de Patrimônio Cultural da Humanidade, concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (Unesco).

"Essa [a cartilha] foi uma das coisas mais criativas que eu já tive que ilustrar, a cartilha é uma dessas pequenas ideias geniais. Trazer todo dia crianças, adultos e idosos para reconhecerem o lugar onde moram é uma das coisas mais fundamentais. O que dá sentido à existência das cidades é que elas sejam amadas pelo povo que nelas moram", afirmou o cartunista Ziraldo durante o lançamento do programa.

Segundo dados da pasta, 62% da população do DF não conhece os monumentos de Brasília por dentro e não sabem a história da cidade. "Essa é uma ação para promover a cidadania, formar uma cadeia de divulgação da nossa cidade com os moradores", ressaltou o secretário Luis Otávio Neves. "Como diz aquela máxima do turismo, a cidade que é boa para o morador é boa para o turista", completou.

A meta da Setur-DF é atender cerca de 25 mil pessoas no primeiro ano do programa, entre estudantes do ensino médio e fundamental, idosos e pessoas atendidas pela Sedest e demais grupos organizados da sociedade. Para concretizar o programa, 700 professores e articuladores foram sensibilizados e capacitados, 14 coordenadores regionais e 400 coordenadores locais.

Os dois ônibus do "Turismo Cidadão" têm plataforma elevatória para cadeirantes, e a cartilha ilustrada também tem versão em braile para deficientes visuais e vídeo com áudio-descrição com o conteúdo abordado no material.

Os grupos interessados em participar do programa devem agendar a visita, por meio do e-mailturismocidadao.agenda@gmail.com, mais informações pelo telefone 3214-2764.

Fonte: Agência Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário