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sábado, 19 de abril de 2014

Porto Alegre - Estudos para o Metrô serão apresentados em 22 de abril


11/04/2014 08:47:19

O prazo de entrega dos estudos e projetos da Manifestação de Interesse da Iniciativa Privada para o Metrô de Porto Alegre, prevista incialmente para o dia 10 de abril, foi prorrogado para o dia 22 de abril de 2014, em decisão acordada entre a prefeitura e o governo estadual. A necessidade de prorrogação deveu-se à alta complexidade do projeto e ao volume de trabalho necessário para consolidar os documentos, por parte das cinco empresas habilitadas.

Os projetos recebidos irão subsidiar o futuro edital de licitação e minuta de contrato da PPP (Parceria Público-Privada). O edital vai definir o vencedor da PPP, responsável pelo projeto executivo e obra, estimada em cinco anos, e operação e manutenção da linha do Metrô por 25 anos.

Será qualificado o projeto de metrô mais adequado, observando critérios como menores custos de implantação e de operação, maior durabilidade e confiabilidade e menores impactos de obras, ambiental e urbanístico. O projeto deve considerar as mais modernas tecnologias e soluções disponíveis no mercado do transporte coletivo, métodos construtivos, tipo de trem, sinalização, segurança, acessibilidade e informação ao usuário, concepção de terminais, estações de integração com ônibus e outros modais.


Investimentos: 

O projeto MetrôPoa tem investimento total orçado em R$ 4,84 bilhões para execução das obras. Deste valor, o Governo Federal destinará R$ 1,77 bilhão, o Governo do Estado R$ 1,08 bilhão e Prefeitura Municipal em R$ 690 milhões e o Parceiro Privado com R$ 1,30 bilhão.

Para execução das obras e operação do Metrô em 25 anos, a Prefeitura Municipal investirá além dos R$ 690 milhões com as obra, R$ 195 milhões com desapropriações e R$ 500 milhões (25 parcelas de R$ 20 milhões anuais), como contraprestação do serviço durante a operação, totalizando R$ 1,385 bilhão.

Critérios de seleção:

- Disponibilidade: maior disponibilidade do serviço (horário de operação e frequência);
- Eficiência: menor tempo de viagem e etapas do processo de deslocamento (informação, acesso, pagamento, espera, deslocamento, transbordo e desembarque);
- Acessibilidade: deslocamento, acesso às estações e aos serviços internos, incluindo bilhetagem, embarque, desembarque e interligação com outros modais;
- Atendimento: infraestrutura de atendimento, estrutura física e equipamentos para interface e informação ao usuário;
- Conforto: melhor infraestrutura de assentos, ruído, iluminação, climatização, vibração, facilidades ergonômicas, sanitários e oferta de comércio e serviços;
- Informação: recursos de informação dinâmica e estática, visual e sonora, nos veículos, estações, acessos, no entorno e à distância.
- Segurança: planos de emergência, ações preventivas, dispositivos e equipamentos com o objetivo de minimizar os riscos de acidentes.

Texto de: Cleber Moreira
Edição de: Andrea Brasil
Fonte: Portal PMPA

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