Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Canoas - Modelos Internacionais de tarifas de transporte público em pauta no WUF7

10/04/2014  16:43




Na Colômbia, onde ocorre o 7º Fórum Mundial Urbano (WUF7), o prefeito Jairo Jorge coordenou, nesta quinta-feira (10), a mesa sobre modelos internacionais de tarifas de transporte público, representando a Frente Nacional de Prefeitos (FNP).
Organizado pela entidade e também pelo Instituto de Pesquisa Aplicada (IPEA), autoridades da Colômbia, Chile e França, o encontro proporcionou uma troca de experiências. Especialistas contribuíram apresentando exemplos de todo o mundo.
Os participantes também examinaram e puderam comparar o impacto que a melhoria dos serviços do transporte público trouxe para mobilidade urbana em algumas cidades. 
Um debate aberto ao público focou nas lições aprendidas com uma reflexão da possível replicabilidade de um processo similar em um contexto diferente.


As contribuições
O prefeito Jairo Jorge indicou duas importantes contribuições que podem ser adaptadas ao modelo brasileiro. O da Colômbia e o da França. Do modelo francês o prefeito destacou o subsídio dos municípios e de empresas, que contribuem com valor da passagem. O usuário paga somente 25% do valor da tarifa. 
Da Colômbia as experiências vem de Bogotá e Medelín. "Nos últimos dez anos a Colômbia sofreu profundas transformações no transporte coletivo, com muitos investimentos" observou Jairo. O sistema da Colômbia transporta cerca de 2 milhões de pessoas por dia e o potente sistema de integração pode servir como exemplo para o Brasil.
Esses dois exemplos serão apresentados e discutidos na 65ª Reunião Geral da FNP em maio. A ideia é modelar uma proposta para levar até a presidenta Dilma Rousseff.
O prefeito Jairo Jorge está engajado em construir uma solução rápida para o transporte coletivo,porque afirma que ainda é preciso dar uma resposta para as manifestações de junho de 2013. 

Crédito da notícia: Taís Dal Ri
Fonte: Prefeitura de Canoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário