Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Canoas - O financiamento do transporte público em pauta com o prefeito Haddad

11/04/2014  12:20



Durante o 7º Fórum Mundial Urbano, que ocorreu essa semana em Medelín na Colômbia o prefeito de Canoas, Jairo Jorge e outros 50 prefeitos da América Latina participaram de um encontro com o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad. A discussão foi em torno das alternativas de modelo tarifário e investimentos no transporte coletivo. Haddad sustentou que recursos de uma majoração no imposto sobre a gasolina poderiam compor um fundo para subsidio no transporte coletivo.
A Frente Nacional de Prefeitos, entidade na qual os dois prefeitos brasileiros são vice presidentes, abraçou a causa, devem discutir a proposta mais a fundo em maio na65ª reunião geral da FNP e levar a proposta para aprovação no governo federal. O Prefeito Jairo também apresentou o aeromóvel como alternativa e solução para o transporte das cidades.
Jairo traz na bagagem dois exemplos de modelos tarifários que serão discutidos pela FNP e poderão ser adaptados e replicados por aqui. Do modelo Francês destacou o subsídio dos municípios e de empresas que contribuem com valor da passagem. O usuário paga somente 25% do valor da tarifa. 
Na Colômbia são experiências de Bogotá e Medelín. De acordo com Jairo nos últimos dez anos a Colômbia sofreu profundas transformações no transporte coletivo com muitos investimentos. O sistema da Colômbia transporta cerca de 2 milhões de pessoas por dia. Jairo destacou o potente sistema de integração que pode servir como exemplo para o Brasil.

Crédito da notícia: Taís Dal Ri
Fonte: Prefeitura de Canoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário