Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Porto Alegre - EPTC: credenciamento do transporte escolar é obrigatório


18/02/2013 14:39:39

Foto: Thalles Campos/Divulgação PMPA
Todos os veículos registrados têm as mesmas características: cores e prefixos
Todos os veículos registrados têm as mesmas características: cores e prefixos
Mesmo faltando alguns dias para o retorno às aulas, os pais já devem colocar o transporte escolar como item importante nas questões relacionadas à segurança dos filhos. Neste aspecto, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) faz um alerta: transporte escolar, só credenciado. Sem credenciamento, o serviço é ilegal e pode se tornar perigoso.

Ao todo, são 618 veículos escolares registrados na EPTC, todos com as mesmas características: cor bege, prefixo de três dígitos nas portas e na parte traseira, além de faixa amarela na lateral do carro. Outro fator importante é a identificação da escola atendida pelo veículo. Fora deste padrão, o carro é considerado irregular, com possibilidade de recolhimento pela fiscalização.

A EPTC realiza, periodicamente, vistorias nos veículos da frota credenciada. O serviço acontece na sede da empresa, na rua João Neves da Fontoura nº 7. O objetivo é garantir qualidade e segurança no transporte dos alunos. "É obrigatória a aprovação na vistoria para realização do transporte.  Além de  itens indispensáveis à segurança, como pneus, freios, sinalização, ainda temos atenção especial quanto a configuração, higiene e conforto no interior do veículo”, relata Almir Raupp, engenheiro mecânico da Coordenação de Inspeção Veicular da EPTC.  

Os pais podem auxiliar na fiscalização, verificando o selo de vistoria afixado junto ao para-brisa: vermelho significa reprovação (veículo não pode operar); amarelo significa aprovação provisória (veículo pode  operar até a data informada no selo) e  azul  significa aprovação (veículo apto a operar até a próxima vistoria), ou seja, está em condições de transportar os alunos.

Sugestões, denúncias ou outras informações sobre o serviço de transporte escolar podem ser obtidas no fone 156 FalaPoa ou 118 da EPTC.



Texto de: Lucas Barroso
Edição de: Vanessa Oppelt Conte

Fonte: Portal PMPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário