Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Campinas - Internautas apontam corredores exclusivos como vantagem do BRT

13/02/2013 - 15:05

Crédito: Zeca Filho
Crédito: Zeca Filho


Edgard de Oliveira Jr.

A principal expectativa dos usuários em relação ao Sistema BRT (Bus Rapid Transit) é de que a circulação dos ônibus em corredores exclusivos melhore a disputa por espaço no trânsito campineiro. Esta foi a opção mais votada em enquete realizada pelo site da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) entre 11 de dezembro de 2012 e 8 de fevereiro de 2013.

Os internautas foram questionados sobre as qualidades do BRT, um sistema de transporte público semelhante ao metrô, mas com ônibus articulados e biarticulados que circularão em corredores exclusivos.

A operação dos ônibus nos corredores exclusivos foi apontada como maior vantagem por 76 munícipes (39,38%).

Outros 60 participantes (31,09%) destacaram o pré-pagamento da tarifa nas bilheterias, sem cobranças dentro dos ônibus.

Em terceiro lugar, ficou a alternativa “Eficiência, segurança e o conforto das viagens”, com 57 votos (29,53%).

Campinas foi contemplada com R$ 295 milhões, vindos do Governo federal através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC da Mobilidade Urbana), para a implantação do BRT até 2014.

Os corredores deverão transportar cerca de 30 mil passageiros por hora em cada sentido, podendo chegar a 40 mil/hora por sentido nos próximos 30 anos.

No Ouro Verde, serão 14,4 km de corredor exclusivo à esquerda, saindo do Terminal Central (Viaduto Miguel Vicente Cury) e seguindo por João Jorge, Amoreiras, Ruy Rodriguez e Camucim até o Terminal Vida Nova. Já o Corredor Campo Grande terá 17,8 km de extensão, passando por Terminal Multimodal Ramos de Azevedo, leito desativado do antigo VLT e Av. John Boyd Dunlop até o Terminal Itajaí.

Fonte: Prefeitura de Campinas

Nenhum comentário:

Postar um comentário