Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Curitiba - Câmeras em terminais e estações ajudam na operação do transporte

13/02/2013 09:00:00

principal


Quatro terminais de transporte – Cabral, Campina do Siqueira, Capão da Imbuia e Hauer – e 168 estações tubo estão interligadas ao Centro de Controle Operacional (CCO) da Urbs. São 208 câmeras em funcionamento, permitindo que agentes de fiscalização do transporte saibam o que acontece dentro de estações e terminais. A previsão da Urbs é que até julho os 22 terminais e as 364 estações tubo da cidade já tenham câmeras ligadas ao CCO.
As câmeras fazem parte do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM), que começou a ser implantado no ano passado, com a criação do CCO. Este centro reúne, no mesmo espaço, agentes do transporte coletivo e de trânsito, além de engenheiros de trânsito e controladores de tráfego, estes últimos sob coordenação da Secretaria Municipal de Trânsito. O diferencial do CCO de Curitiba em relação aos de outras cidades é permitir que operadores das duas áreas – transporte e trânsito – saibam ao mesmo tempo o que ocorre nas ruas e com os ônibus da cidade.
Além das estações de trabalho, eles contam com um painel formado por 21 telas de LCD de 46 polegadas que recebem tanto imagens das câmeras instaladas nas ruas para acompanhamento do trânsito (do qual o ônibus faz parte) quanto das câmeras nos terminais e estações, para acompanhamento do transporte (que interfere no trânsito).
Com o auxílio das novas câmeras é possível detectar e corrigir mais rapidamente eventuais problemas na operação do transporte. Os agentes têm condições, por exemplo, de checar o cumprimento das normas de operação pelos cobradores e até eventualmente verificar situações de acidentes. Podem verificar, também, a condição de demanda de passageiros nas plataformas de terminais e estações tubo, auxiliando na tomada de decisões em casos, por exemplo, de acidentes ou quebra de ônibus.
As câmeras têm como principal função auxiliar na operação, melhorando a qualidade do atendimento ao passageiro. Elas complementam o monitoramento dos ônibus da Rede Integrada de Transporte já feito no CCO. Computadores de bordo e GPS permitem que os agentes do transporte acompanhem a operação dos ônibus, verificando em tempo real se o número de ônibus em operação é o que foi determinado, se os horários estão dentro do que foi programado e se os itinerários das linhas, definidos pela Urbs, estão sendo cumpridos.
Esse sistema também permite a comunicação on line entre o motorista e o Centro de Controle Operacional da Urbs e das empresas operadoras. Utilizando um equipamento com tela em LCD de sete polegadas sensível ao toque e com mensagens pré-definidas, o motorista envia mensagem comunicando problemas com o ônibus ou envolvimento em acidente, o que permite que o controle operacional e a empresa operadora agilizem o atendimento. Além disso, basta o motorista acionar um botão para alertar de ocorrência criminal, permitindo que a empresa operadora providencie apoio a seu funcionário e usuários o mais rapidamente possível.
Segurança
Além das câmeras destinadas à operação e planejamento do transporte coletivo, os terminais também com vão contar com câmeras de monitoramento de segurança. A previsão é que todos os terminais tenham câmera de segurança até abril deste ano. Atualmente já contam com câmeras os terminais Boqueirão, Cabral, Campina do Siqueira, Capão da Imbuia, Centenário, Guadalupe, Hauer, Oficinas e Pinheirinho.

Fonte: Prefeitura de Curitiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário