Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

segunda-feira, 15 de abril de 2013

São Paulo - CET e SPTrans implantam faixas exclusivas de ônibus

14/04/2013 10h00


A medida será aplicada de segunda à sexta-feira, nos horários de pico, com objetivo de privilegiar o transporte coletivo
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a São Paulo Transportes (SPTrans) vão implantar faixa exclusiva para ônibus no sentido bairro das ruas Catumbi/Jequitinhonha e no sentido Centro, da rua Marcos Arruda. As intervenções valerão de segunda a sexta-feira em uma extensão de 2,1 quilômetros. A ativação da faixa exclusiva terá início a partir desta segunda-feira (15) e está inserida na Operação Dá Licença Para o Ônibus. 

No período da manhã, das 6h às 9h, a faixa funcionará no sentido Centro, na rua Marcos Arruda, entre a rua Paulo Andriguetti e a avenida Celso Garcia. No período da tarde, das 17h às 20h, a faixa será montada no sentido bairro, pelas ruas Catumbi, entre a avenida Celso Garcia e a rua Jequitinhonha, e Jequitinhonha, entre a rua Catumbi e a avenida Guilherme Cotching.

Na rua Marcos Arruda circulam 15 linhas de ônibus, com uma frequência de 99 ônibus/hora pico onde cerca de 136 mil passageiros são transportados em um dia útil. Já na rua Catumbi são 19 linhas, com frequência de 128 ônibus/hora pico e aproximadamente 156 mil pessoas transportadas.

Já a avenida Guilherme Cotching terá, em ambos os sentidos, entre as ruas Isidoro Mateus e Araritaguaba, 3,4 km de faixa exclusiva para ônibus. Por este trecho da Avenida Guilherme Cotching circulam 21 linhas de ônibus, com uma frequência de 137 ônibus/hora transportando 164 mil passageiros por dia. As pastas informam que a ação ocorrerá sempre de segunda à sexta-feira.

Não haverá alterações no sistema viário. As faixas exclusivas de ônibus serão implantadas à direita das vias, mantendo-se as outras faixas destinadas ao tráfego geral de veículos.
Recomendações
Entre as recomendações, a CET destaca o respeito a sinalização, redução de velocidade dos veículos para maior segurança ao avistar a canalização de orientação na pista, e caso seja necessário pedir informação, a procedência deve ser feita de forma que não atrapalhe a fluidez do trânsito.

Além disso, o órgão ainda ressalta a importância para o motorista conhecer previamente as vias de acesso e, caso não se dirija à região, buscar utilizar vias alternativas, assim, evita-se passar nas imediações da interdição.
Com atendimento 24 horas por dia, no telefone 1188, a pasta informa o trânsito, ocorrências, reclamação, remoções e sugestões.

Fonte: Prefeitura de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário